quarta-feira, 19 de novembro de 2014

NESTOR NASCIMENTO

No próximo dia 20 de Novembro, será comemorado, em Manaus, o “Dia da Consciência Negra”, feriado municipal. Nada mais justo do que homenagear o saudoso Nestor Nascimento, considerado o maior líder negro da história do Amazonas, com uma marcante defesa dos direitos civis.

Tive o privilégio de conhecê-lo, inclusive foi meu professor de História e Literatura Portuguesa, no “Curso Dinâmico”, num prédio demolido que ficava na Avenida Getúlio Vargas – fui preparado por ele para o vestibular da antiga Universidade do Amazonas (UA), atual UFAM.

Para quem não sabe, ele nasceu em 11 de Dezembro de 1947, fundador do “Movimento Alma Negra – MOAN” - veio de uma família tradicional do Bairro da Praça 14, onde fundou a “Associação dos Amigos e Moradores da 14” e da “Escola de Samba Vitória Régia”.

Formou-se em Direito pela UA, exercendo vários cargos públicos, atuou também no jornalismo nas cidades do Rio de Janeiro e  Manaus.

Na qualidade de advogado, atuava como “Pro Bono – para o bem do povo” – defendia as prostitutas, os negros, os índios e todas as pessoas de baixa renda, sem nada cobrar pelos seus serviços, pois exercia com amor, respeito e carinho ao próximo.

O seu trabalho foi reconhecido nos Estados Unidos, onde foi entrevistado na “Voz da América”, sendo considerado um dos mais ilustres defensores dos direitos civis do Brasil.


Ele era muito querido por todos os frequentadores do Bar do Armando – amava a Banda Independente da Confraria do Bar do Armando (BICA) – foi o local onde tive a oportunidade de bater muito papo com ele e, por ter sido o seu aluno, sempre o reverenciava.

Fui visitá-lo quando estava nos últimos dias da sua vida, em 2002, morava com um parente numa vila situada na Avenida Constantino Nery – ele morreu pobre materialmente, mas, rico espiritualmente!



Viva ao Nestor Nascimento! Viva o dia da consciência negra! Viva ao fundador do Movimento Alma Negra no Amazonas! Viva! É isso ai.


Fotos: arquivos do escritor e poeta Simão Pessoa. 

Nenhum comentário: