quinta-feira, 9 de outubro de 2014

SECOS & MOLHADOS

SERÁ MELO NA CABEÇA - Antigamente, a gurizada tinha a maior raiva de cortar o cabelo, pois os pais mandavam “dar um tapa no telhado” no estilo militar, ou seja, o barbeiro colocava uma cuia pequena na cachola do guri, pegava uma máquina manual e, cortava “no zero” o resto – falavam que era para evitar pegar piolhos!

O curumim ficava uma semana sem sair de casa, com medo de pegar “melo” (cascudo) da petizada da rua!

Outro dia, um amigo politico pediu-me para votar no Melo 90, para o segundo turno de governador do Amazonas, lembrei-me do corte da minha infância e, respondi-lhe:

- Será Melo na cabeça! Deixa comigo!


OKTOBERFEST - O cara bebe (trinke) várias e várias canecas (krurg) de cerveja de trigo com os amigos (freund) e, para amaciar a bebida, come chucrute, salsichão branco com mostarda, carne moída temperada, joelho de porco, batata recreada, pão bretzel e pastel, depois, detona doces de amêndoa, e, como não é de ferro, solta uns estrondosos “Pum alemão” - dança e canta (singer) as musicas típicas sob o comando da “Banda (kapelle) do Barril”, depois, assiste apresentações folclóricas.

Ein, Zwei, G´sufa!

Não entenderam nada? É a “Oktoberfest”, a Festa de Outubro que começou no dia 08!

Vai ter festa alemã aqui em Manaus também! O evento acontecerá em vários lugares, um deles, no Bar Frankfurt (Rua Paul Adam, nº 344, Parque 10) com a participação das bandas Dry Martinis, Acossados e a Banda Metais da Selva. Será a Oktoberfest Baré!

Vamos esquecer aquele placar da Copa do Mundo e, entrar na festa! Alles Blau!

MIADO – No domingo pela manhã, resolvi dar um pulo lá na Praça dos Remédios, pois foi revitalizada pela Secretária de Cultura, tirei umas fotos e “piquei a mula”, quando estava na Avenida Getúlio Vargas, comecei a ouvir uns miados, dei uma olhada para ver se não era uns ambulantes que vendem um apito que emite o miado do bichano. Não vi nada e, o miado continuava!

Fiquei a olhar para os outros carros que pararam no semáforo, uns motoras olhavam para mim e eu olhava para eles e, tome miado! Fiquei invocado!

De repente, parou o miado. Que alívio! Parei no Colégio Sólon de Lucena, fiz a minha obrigação de cidadão brasileiro, depois, voltei em companhia do meu irmão Rocha Filho e, nada de miado!

Fui até o Conjunto dos Jornalistas, fiquei um tempão com a minha filha e neta, depois, rumei para a New City 10, quando peguei a Avenida Constantino Nery, o miado voltou a me perturbar! Caracas, meu! Que porra é essa?

Fiquei invocado novamente e, parei num posto de gasolina bem em frente ao Centro de Convenções Vasco Vasques e, fiz uma vistoria no motor do carro, olhei, olhei e, nada! Quando ia entrando na carreta velha, avistei um gatinho agarrado na roda traseira. Caramba, como é que esse felídeo entrou ai? Pense num sufoco para tirar o bichano de lá, pois ele passava de uma roda para outra na maior facilidade – fiquei até com vergonha, mas, pensei na vida dele que estava em risco.

Depois de muita luta, consegui pegá-lo pelo rabo e o coloquei próximo onde tinha água e restos de alimentos de algumas lanchonetes que ficam por detrás do posto de gasolina. Até hoje aquele miado ainda está na mente, mas, acho que fiz a coisa certa!

COISAS DA POLÍTICA BARÉ - Usei a abusei, pela primeira vez na minha vida de eleitor, da tecla “Em Branco”! Acho que irei votar no caboquinho Melo no segundo turno, somente para o “Praga” não voltar!

Achei muito legal a família Castelo Branco não ter sido eleita! Somados aos Souza (os Metralhas) – isso mostra que esses programas televisivos de fuleiragem, sangue e miséria estão fadados ao lixo!

O Bisneto tem os seus méritos, mas, contou e muito com a ajuda e carisma do Neto! Quando o Serafim era Prefeito, o filho Marcelo ganhou facilzinho! Até eu, papai!

Falando em Bisneto, o Átila Lins foi salvo pelos votos dele. Ainda bem, pois tirou do páreo o Sabino.

VOU VOTAR DE BUSÃO, TUDO “DE GRAÇA”! – Esse negócio de ônibus de graça é conversa para boi dormir! Tem neguinho que vai aproveitar e passear pela cidade, tirar onda pela zona leste, dar um pulo também na Ponta Negra, visitar o centro antigo e tudo o mais, somente indo votar na tardinha!

Tudo de graça, até eu, papai! Mas, quem irá pagar a conta? Os contribuintes! É isso mesmo, pois segundo a SMTU serão pagos as empresas um valor de R$ 3,6 milhões no primeiro turno e mais 3,6 milhões no segundo turno! Os valores serão pagos com a arrecadação dos impostos e taxas dos contribuintes! De graça? Te esperou!

A cidade ficou suja em decorrência da maioria dos candidatos terem pagos os “cabos eleitorais” (de 50 a 100 reais para cada um) para fazerem “boca de urna”, como estavam com medo de serem presos, os infratores jogaram os “santinhos” pelas ruas na calada da noite!

O Praga falou que, o seu opositor (o Melo) somente alcançou todos esses votos em decorrência dele ter utilizado a máquina do governo.

E o santinho não utilizou também quando disputou o segundo mandato quando era governador?

#NÓSSEMOSCABOCO - Maninhos e maninhas da nossa “pátria d´água e farinha”, acabei de criar um link conhecido no Facebook como “hastag”, uma onda da net que utiliza o manjado “jogo da velha” com um tópico ou frase que corresponde ao seu interesse, sem espaço, adicionando a sua publicação.

O lance é o seguinte: quem é caboco ou amazônida, que gosta e ama a nossa cultura, pode publicar qualquer foto e/ou comentários sobre a nossa cultura, colocando no início ou no final o ‪#‎nóssemoscaboco


Vai ficar de boa, parente! Olha já! Vou botar no toco o nosso amazonês!

Nenhum comentário: