quarta-feira, 6 de novembro de 2013

LOJAS EMBALO´S MODAS


Num sábado quente de Manaus, resolvi caminhar pela Avenida Eduardo Ribeiro, parei bem em frente ao Edifício Cidade de Manaus, onde avistei o meu amigo Julio Mendonça, conhecido como Julinho da Receita, ele estava conversando com o famoso empresário da moda masculina, o Barbosa, da Loja Embalo´s Modas – aproveitei para tirar uma fotografia, depois, voltei ao túnel do tempo e, resolvi escrever esta postagem sobre essa famosa empresa e seus personagens.

A Avenida Eduardo Ribeiro foi a mais famosa de Manaus, reinou durante anos, era o local onde tudo acontecia, como os desfiles militares de 7 de Setembro, do Carnaval de Rua de Manaus e do Peladão, além da famosa Corrida Pedestre Archer Pinto – por lá ficavam dois famosos cinemas, o Odeon e o Avenida, além de bares, restaurantes, salões de beleza, boate Moranguinho e muitas lojas comerciais.

Nessa famosa avenida, muitos casarões e palacetes foram destruídos para darem lugar aos espigões (como eram chamados os edifícios antigamente) – dentre eles, surgiu o Edifício Cidade de Manaus, um empreendimento residencial, comercial no térreo e apartamentos para escritórios – nele foi instalado a Loja Embalo´s Modas (loja K), com roupas e sapatos masculinos de grife.

Somente para ser ter uma idéia, essa loja era frequentada pelos jovens ricos de Manaus, pois os seus produtos eram de marca, portanto, com preços bastante salgado para a grande maioria dos pobres mortais – para os remediados, eles abriam um crediário próprio.

Vasculhando algumas revistas do colunismo social de antigamente, encontrei na Biblioteca Pública do Amazonas, um comercia dessa loja, nele constava o seguinte:

“NA VANGUARDA DA ELEGÂNCIA – EMBALO´S MODAS - Tem a primazia, com esmerado estoque e etiquetas categorizadas:

ROUPAS: Vila Romana – Sparta – Rio – Pinheiro – Epson – APA – Bryant;
CALÇAS: Franco-Brasileira da linha Dener – Christian Dior – Frey Nex – Pinheiro – Regno – Stevens;
CAMISAS:  Christian Dior – Pierre Cardin – Jean Paul Bolcheron – Margia   - Stevens – Pass Port – Raphy;
SAPATOS: Novo Mocassim – Italo Mocassim – D.N.B. – Peixoto”.

Pois é, tempos bons aqueles, com a Zona Franca de Manaus fervilhando de turistas, muitas novidades, com a Embalo´s Modas importando roupas de qualidade – o que era vendido na Europa e nos Estados Unidos, os jovens manauaras podiam comprar aqui em Manaus.

O meu amigo Julinho da Receita Federal, sempre teve bom gosto, anda sempre bem elegante, o cara possui o seu estilo – foi um dos assíduos clientes da Loja Embalo´s Modas – tanto que tornou-se amigo de um dos donos da loja, o Barbosa.


O Julinho seguiu carreira na Receita Federal, ocupando cargos elevados, onde se aposentou por tempo de serviço e, desfruta de uma bela e merecida aposentadoria. O Barbosa mora no mesmo edifício onde ficava a sua loja (sala 111) -, ele gosta de passear pela sua cidade a bordo do seu fusquinha amarelão ou na garupa da sua motinha “Setentinha”. Vez e outra, os dois se encontram no mesmo lugar: em frente ao Edifício Cidade de Manaus, na Avenida Eduardo Ribeiro – eles gostam de ficar sentados na garupa da moto e, conversam sobre os velhos tempos, nos tempos bons da Loja Embalo´s Modas. É isso ai.  

Foto: Denise

Nenhum comentário: