sexta-feira, 12 de outubro de 2012

MANAUS NÃO MERECE TANTO LIXO JOGADO EM SUAS RUAS



Aquele candidato a prefeito, conhecido como “Cabeção”, falou com propriedade que, em vez de estarmos falando sobre coleta de lixo, distribuição de água, educação fundamental e saneamento básico, deveriam discutir sobre a criação de bibliotecas, melhorias na qualidade de vida, incremento da politica cultural da cidade, educação de qualidade etc. - pois, lixo, água, educação básica e esgotos são coisas que já deveriam ter sido solucionados há muito tempo – entra e sai prefeito e, a conversa é a mesma: falta isso, falta aquilo e, nunca fazem o básico – somente para citar uma: o lixo que enfeia, emporcalha e faz vergonha – Manaus não merece isto.

Sinto vergonha em caminhar pela minha cidade, principalmente, quando vejo um turista olhando as lixeiras que estão em cada esquina – todos são responsáveis por este estado de coisa: o governo municipal, os empresários e, principalmente, a grande maioria dos mal educados que habitam este torrão. Isto é uma vergonha!

O prefeito gasta milhões com a coleta de lixo, faz licitação direcionada e, protege uma cambada de empresários safados – os caras fazem uma coleta irregular, deixam escorrer o chorume pelas ruas da cidade, fazem o descarte irregular, poluem ainda mais os igarapés e o lençol freático com a lavagem dos carros coletores, sem falar na exploração dos seus funcionários, com atrasos no pagamento e no recolhimento dos impostos.

Por outro lado, os comerciantes não possuem nenhum amor pela cidade – basta andar entre as sete e dez horas da noite pelas principais ruas do centro antigo, para verificar “in loco” o estrago feito pelos catadores de lixo, eles abrem todos os sacos, retiram papelão, plástico, material elétrico e, descartam o restante – caso os comerciantes fizessem ensacamento do lixo de uma forma seletiva, separando e identificando o que continha dentro de cada saco (plástico, vidro, papelão, lixo orgânico etc.) com certeza, os catadores iriam abrir somente o lhes interessavam.

Vejam a fotografia que tirei – aparece uma pequena muda de planta, um trabalho louvável da PMM – um comerciante colocou todo o seu lixo ao redor da indefesa planta – será que este imbecil não entende que esta planta quando estiver adulta, irá dar sombra para a sua empresa, uma circulação maior de vento, proporcionando uma melhor qualidade de vida para ele, para os seus funcionários e para os habitantes da cidade.  
Ao passar o olhar pelas ruas de Manaus, verifica-se descartados nos chãos milhares de garrafas pets, latinhas de cervejas e refrigerantes, palitos de picolés, embalagens de alimentos etc. – um bando de “Sugismundo” (um personagem muito popular na década de 1970, criado para uma campanha educativa intitulada “Povo desenvolvido é povo limpo”), muitas vaias para eles, pois, apesar de todas as campanhas, a grande maioria não possui o menor respeito pela sua cidade!
Vamos todos repensar sobre as nossas atitudes e, reverter esta triste situação, pois Manaus não merece tanto lixo em suas ruas! É isso ai.

Nenhum comentário: