segunda-feira, 24 de setembro de 2012

NOMES ESQUISITOS

O Jornal do Commercio, na edição especial em homenagem aos 342 anos da cidade de Manaus, fez diversas reportagens sobre os bairros da cidade e entrevistas com alguns dos seus moradores – chamou-me a atenção a declaração de um morador do bairro Presidente Vargas (antiga Matinha), o comerciante Dioscoridis A. de Oliveira “Até hoje não sei qual o motivo do meu nome” – realmente, um nome esquisito que precisa ser esclarecido.

O Senhor Dioscoridis é um comerciante muito conhecido, pois possui cerca de 60 anos de atividades comerciais naquele bairro, ele é proprietário da “Mercearia Dioscorídio”, um nome bastante difícil de ser decorado pelos mais jovens.

Para completar, os seus dois irmãos foram batizados como “Asclepíades” e “Artoxociso”, além dos mais, seu genitor que colocava esses nomes esquisitos nos seus filhos, chamava-se “Espanogle” – esquisito, não?

Qualquer um dia desses, irei até a mercearia do Sr. Dioscoridio e, falar que o seu nome foi em homenagem ao autor greco-romano que viveu em 50-70 depois de Cristo, considerado o fundador da farmacognosia (parte da farmacologia que trata das drogas ou substâncias medicinais antes de serem submetidas a qualquer manipulação), através de sua obra “De matéria medica”, uma grande fonte de informações sobre drogas medicinais (até o século XVII).

Quantos ao irmão do Sr. Dioscoridio, o Asclepíades, foi um médico grego nascido na Bitínia, em 124 a. C. - foi um médico grego nascido na Prusa de Bitínia, trabalhou em Roma e, teve a sua formação em Alexandria, tinha muitos pupilos, que formavam a Escola Metódica.

Com relação ao Ortoxociso, nada encontrei na internet, espero que alguém ajude a decifrar este nome esquisito escolhido pelo Sr. Espanogle - com relação a este nome, acho que significa espanhol – mas, de qualquer modo, o Sr. Dioscoridio deve ser orgulhar do seu genitor, o homem devia ser uma pessoa que gostava muito de ler os clássicos da literatura greco-romana, colocando nos seus filhos nomes um tanto esquisitos. É isso ai.


Nenhum comentário: