quarta-feira, 5 de setembro de 2012

HOMENAGENS AO PRESIDENTE FIGUEIREDO TENREIRA ARANHA


Hoje é o dia maior do Estado do Amazonas, quando se comemora a saída do jugo do Grão-Pará, para tornarmos uma Província, um termo utilizado no segundo Império, para designar uma unidade administrativa, mudado o nome para Estado com o advento da Proclamação da República – a pessoa que mais lutou para que isso acontecesse, foi exatamente um paraense, o João Batista de FigueiredoTenreira Aranha, sendo o seu primeiro Presidente.

Ele ficou pouco tempo no poder, apenas seis meses, pois adoeceu e foi exonerado, dizem que ele enlouqueceu, sendo vítima de um incêndio que ocorreu em seu quarto de dormir.

Algumas pessoas acham que o nome do “Município de Presidente Figueiredo”, como sendo uma homenagem ao militar que governou  nosso país no final da ditadura, puro engano, pois Presidente era o nome que se dava ao chefe do executivo e, Figueiredo,  o mandatário maior da nossa Província. Na realidade, a ideia inicial era homenagear o então Presidente da República, mas, ele não aceitou que o seu nome fosse utilizado para tal, quando se optou pelo Figueiredo Tenreiro Aranha.

O governador Eduardo Ribeiro e o Presidente Figueiredo Tenreiro Aranha, constituem-se nos dois governadores mais lembrados pelos amazonenses, sendo o primeiro, o construtor e embelezador da cidade de Manaus e, o segundo, o que lutou na Assembleia Geral do Pará, pela transformação da Comarca do Alto Amazonas para a categoria de Província.


O Presidente Tenreiro Aranha foi homenageado também com o nome de uma rua, no centro antigo de Manaus e, com uma bela escultura, na Praça da Saudade – onde constam as seguintes inscrições: “Tenreiro Aranha (1798-1861) fundador da Província do Amazonas. Inaugurado em 05/09/1907. Oferta da municipalidade de Manaós por iniciativa do Superintendente Coronel Adolpho Guilherme de Miranda Lisboa. Erigido no governo do Tenente Coronel Dr. Antônio Constantino Nery”.

No dia de hoje, feriado estadual, na Praça da Saudade, foi feita uma homenagem póstuma ao Tenreiro Aranha, onde colocaram muitos buquês de flores, o evento contou com a presença do Dr. Rossieli Soares da Silva, o novo Secretário Estadual de Educação.

Pelo o que o Presidente Figueiredo Tenreiro Aranha fez pelo Estado do Amazonas, todas as homenagens serão poucas! É isso ai.  


2 comentários:

M.BECKHMAN disse...

Muito boa sua postagem. Gostaria apenas de lembrar que a luta pela Elevação do Amazonas à Categoria de Província, fora fruto de um movimento popular fortíssimo que em 1832 reinvidicava a autonomia. Ás vezes, os silêncios da História, nos fazem pensar que as realizações partem apenas de personalidades e não de uma vontade indelével de liberdade e justiça das massas populares, neste episódio: os amazonenses. Um brinde ao Amazonas e aos Amazonenses! Saudações Amazonenses!

dembsp disse...

Saudações, José Rocha.

Nenhum site dos jornais mais importantes de Manaus, fez qualquer referência ao 5 de setembro, exceto ao desfile cívico relizado pela noite, no "Sambódromo".

Parabéns pela dedicação; para pesquisar tem que ter.