segunda-feira, 5 de março de 2012

BILHETE DE PASSAGEM DOS BONDES DE MANAUS



A fotografia acima é de um bilhete de passagem de bonde de Manaus, no valor de 200 Réis, série 2B nº 3742, pertencente a empresa “The Manaos Tramways And Light Co. Ltd”, o documento foi emitido pela “Auto-Ticket Printing Co. Ltd., Liverpool”.
Segundo os historiadores, a cidade de Manaus foi a segunda do Brasil a ter luz elétrica, permitindo a instalação de bonde elétrico em 1895, na administração do governador Eduardo Ribeiro.
Os bondes deixaram de circular em 1957, portanto, faz 54 anos da sua paralisação. Eis que, em 2012 comenta-se sobre o retorno desse sistema de transporte, voltando somente para turismo, com um pequeno trajeto entre o Teatro Amazonas e o Rodoway (Porto de Manaus).
O bilhete acima é uma raridade, poucos colecionadores possuem um exemplar – vamos aguardar a volta dos bondes e, a emissão dos novos bilhetes para fazer uma comparação com o antigo. É isso ai.

Um comentário:

José Ribamar Mitoso de Souza disse...

Rocha, ontem , com seis tiros(processos) disparados por uma arma exclusiva da PM, mataram um pessoa na pacífica e ecológica rua Caravelle , da APA Tarumã. Isto tem cheiro de Coronel. Se me matarem, tem uma carta dizendo qual corinel PM, metido a letrado, está interessado em minha mnorte. Publico isto por favor,para que as pessoas saibam!