domingo, 2 de outubro de 2011

CASA 22 PAULISTA

 Um cidadão português ao ler uma postagem que eu fiz em setembro do ano passado (ver abaixo) mandou-me um e-mail relatando a sua alegria pela não derrubado desse prédio histórico, pois naquele lugar trabalhou o seu bisavô.

Boa tarde Senhor José Rocha

É com muita alegria que venho saber que a casa 22 Paulista em Manaus foi salva
O meu tio bisavô Manuel da Costa Branco Trabalhou na casa 22 de Manaus. Viveu  em Manaus finais do século XIX,  depois regressou aos Açores onde faleceu com 33 anos de idade. Temos fotografias da casa 22 de Manaus. Penso que a casa 22 Paulista de Manaus, que não foi demolida, é a mesma onde trabalhou o meu tio bisavô.
Há já algum tempo que tento saber noticias da casa 22 de Manaus, mas sem sucesso, até que consegui através do site casa 22 Paulistas.

Junto envio a fotografia da casa 22 de Manaus. Parece-me que é a mesma casa 22 Paulista em Manaus. Gostaria de saber noticias da casa 22 e de saber se têm registros do nome meu tio bisavô, pela passagem pela casa 22.

Com os melhores cumprimentos
 João Magalhães

Resposta:

Boa Tarde Senhor João Magalhães!

A fotografia que o senhor enviou é a mesma do prédio "22 Paulistas de Manaus". No projeto original da construção de um "Monotrilho" previa a derrubada desse prédio histórico, felizmente, a sociedade civil organizada foi contra, o governo do Estado do Amazonas teve que rever o projeto e, o imóvel foi preservado.
 Ele continua muito bonito, foi feita uma reforma faz alguns anos. Irei publicar no nosso blog o e-mail e a fotografia enviada.

José Martins Rocha

Terça-feira, Setembro 21, 2010
O PRÉDIO DA “CASA 22 PAULISTA” FOI SALVO PELO GONGO!
O prédio da esquerda fica na Rua Epaminondas, esquina com a Avenida Sete de Setembro, centro antigo de Manaus – foi construído no final do século XIX. Dizem que este nome curioso se deu, em decorrência de abrigar por algum tempo, exatamente, vinte e dois paulistas.

O projeto básico do famigerado “Monotrilho” previa a derrubada desse prédio e do Teatro da Instalação – com a intervenção dos Ministérios Público Estadual e Federal e do Instituto Histórico e Artístico Nacional, a empresa “Princewaterhouse Cooper Corporation” foi obrigada a rever o projeto e o traçado, desviando para a direita, fazendo com que todo o quarteirão de prédios históricos seja preservado.

Por falar em monotrilho - este é um projeto de mobilidade urbana que faz parte das obras de preparação da cidade para ser uma das sedes da Copa do Mundo 2014. Acredito que este projeto não vai vingar, pois, todo mundo sabe que este tipo de transporte não é mais adotado em nenhuma cidade, por ser de alto custo, antieconômico e poluidor visual. Somente é aceito em parques temáticos -, inclusive, o que foi construído para a Copa de 2010 na África do Sul está sendo desmontado.

A solução viável é a adoção do “Bus Rapid Tansit – BRT” – um sistema de ônibus de alta capacidade que provê um serviço rápido, confortável, eficiente e de qualidade, com a utilização de corredores exclusivos. A Prefeitura de Manaus entrou na briga contra o monotrilho e vai adotar o BRT do centro até a zona leste da cidade – o próximo governador terá de repensar e adotar também este sistema.

Ainda bem que existem instituições do quilate do Ministério Público, tanto na esfera estadual quanto na federal, onde trabalha pessoas dignas de todo o nosso respeito, pois cumprem fielmente o seu papel instituído pela nossa Carta Magna de 1988: a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis (interesse público).

A Casa 22 Paulista foi salva pelo gongo, os proprietários podem continuar o seu tradicional ramo varejistas de vendas de tecidos. Xô monotrilho, sai prá lá bicho ruim! Venceu o bom senso e os homens de boa vontade! É isso ai.

2 comentários:

Anônimo disse...

Ainda bem!

M Carmo Bastos disse...

Sr José Rocha: Fiquei muito contente por finalmente ter encontrado foto da" Casa 22" que foi de meu bisavô José Pinto de Oliveira e de meu tio avô Manuel da Costa Branco e mais tarde do meu avô José da Costa Branco.As fotos que tínhamos ,perderam-se.Tenho em meu poder um anúncio que consegui retirar pela net,de um jornal brasileiro da época, que menciona três lojas: A "Casa 22",na Rua Paulista,a "Casa Paulista", em frente à 22 e o"Bicho" na Rua Lobo d?Almada,9.Será que também tem fotos das outras duas lojas? Seria possível, caso afirmativo, publicá-las no seu blog , que depois retirarei de lá. Grata pela atenção dispensada.M.Carmo Costa Branco P Bastos