segunda-feira, 6 de junho de 2011

O PLANETÁRIO DO AMAZONAS

O vereador Mário Frota (PDT), foi o autor de um belo projeto para a construção de um planetário na nossa cidade, para tanto, realizou na Câmara Municipal de Manaus, um Seminário de alto nível, contanto com a participação de políticos de Manaus e Belém, além de representantes UFAM, UEA, cientistas e estudantes.

O planetário é um local onde ocorrem apresentações sobre conceitos de astronomia, simulando o céu noturno, parecendo que o expectador está no exterior numa noite sem nuvens, dando uma noção exata da realidade – ele é constituído por uma abóbada ou cúpula, dotado de equipamentos científicos de alta tecnologia, incluindo grandes projetores e potentes sistemas de som, projetando diferentes objetos celestes.

Segundo o vereador Mário Frota “Existem planetários em Belém, São Paulo, Salvador. Podemos ter um aqui também, a Prefeitura de Manaus pode conseguir recursos do governo federal, por exemplo - é uma possibilidade também de atração para a Copa de 2014”, disse o vereador.

A assessoria de imprensa do nobre vereador informou que o projeto de emenda ao orçamento do Plano Plurianual da Prefeitura Municipal de Manaus (PMM), para a construção do Planetário do Amazonas, já foi aprovado pelo Poder Legislativo Municipal e encaminhado para sanção do prefeito Amazonino Mendes.

Qual a importância de um Planetário? Segundo os especialistas, ele atende a inúmeras finalidades, não apenas científicas, mas também didáticas, culturais, turísticas e de lazer. No Brasil, existem 29 planetários, com a maioria instalada nas regiões sudeste e sul, sendo o Estado do Pará o único da região norte a ter um.

“O Planetário do Pará “Sebastião Sodré da Gama” foi fundado 30 em setembro de 1999, vinculado à Universidade do Estado do Pará – UEPA tem a missão de criar possibilidades de melhorias do ensino e aprendizagem de ciências; discutir e divulgar a cultura local; bem como, consolidar-se como espaço interativo de geração, difusão e aplicação do conhecimento nos diversos campos do saber, principalmente da Astronomia, de modo a contribuir com as formações humanísticas, críticas e reflexivas da população paraense. A ideia de construir um Planetário em Belém do Pará surgiu com o fenômeno do último grande eclipse anular do Sol do século XX, visível no Brasil. Este evento atraiu a atenção da população local, de astrônomos, físicos e estudiosos de diversos observatórios e planetários brasileiros, além da impressa nacional e internacional. Assim, na tarde do dia 29 de abril de 1995, no Forte do Castelo, centenas de pessoas assistiram a este grande espetáculo celeste que provocou a motivação por parte das autoridades locais a implantar um espaço educativo e sociocultural de divulgação e popularização do conhecimento da Astronomia e Ciências Afins, voltados para a população em geral. Originou-se, desta forma, a ideia de criação do Planetário do Pará”

Bato palmas a iniciativa do vereador Mário Frota, espero que o prefeito de Manaus tenha sensibilidade e sancione o projeto, não engavete, consiga recursos e construa o nosso “Planetário”. É isso.