quinta-feira, 9 de junho de 2011

FESTA NO INTERIOR

O Estado do Amazonas possui uma enorme diversidade cultural, difundida, principalmente, através de muita “festa no interior”, tendo como maior expressão o “Festival Folclórico de Parintins”, “Festa do Guaraná e Verão de Maués”, “Ciranda de Manacapuru”, “Festa do Cupuaçu de Presidente Figueiredo”, “Festival da Canção de Itacoatiara”, “Festejos de Santo Antônio de Borba”, “Festa Tribal de São Gabriel da Cachoeira” e da “Festa do Peixe Ornamental de Barcelos”, para complementar, a cidade Manaus realiza as seguintes festas: Festival de Ópera, Festival do Teatro, Festival de Jazz e Festival de Cinema, Carnaboi, Festa do Tururi, Festival Folclórico de Manaus, Boi Manaus, Bar do Boi e muito mais.

 

Parintins - cidade da margem direita do baixo Amazonas, distante 370 km de Manaus, por via fluvial, realiza no mês Junho um dos mais belos espetáculos do nosso Brasil, conhecido mundo afora, trata-se do “Festival Folclórico de Parintins”, com três dias de muita festa em toda a cidade, com os Bois “Garantido” e Caprichoso” se enfrentando no Bumbódromo (uma arena, projetada como uma cabeça de boi).

Maués - com uma distância de 356 km de Manaus, considerada como uma das cidades mais belas do Amazonas, conhecida como a cidade do guaraná, em decorrência disso, a cidade realiza a “Festa do Guaraná”, no mês de Dezembro, além disso, a cidade possui as mais bonitas praias da Amazônia, tanto que eles realizam o “Festival de Verão de Maués”, evento acontece na semana da pátria.

Manacapuru - conhecida como a “Princesinha do Solimões”, faz parte da Região Metropolitana de Manaus, ligada a capital pela Ponte Manaus/Iranduba, realiza no mês de agosto um grandioso espetáculo conhecido como “Ciranda de Manacapuru”, com apresentações da “Flor Matizada”, “Guerreiros Mura” e “Tradicional”, elas se apresentam no “Cirandódromo” (local construído especialmente para as apresentações dos cirandeiros).

Presidente Figueiredo - conhecida como a “Terra das Cachoeiras”, fica próximo a cidade de Manaus, ligada pela BR-174 (Manaus/Boa Vista), o nome foi em homenagem ao primeiro presidente da província (Estado) do Amazonas. Faz uma belíssima festa no mês de Maio, denominada “Festa do Cupuaçu” - uma fruta que é bastante cultiva nesta cidade – a festa é muita apreciada pelos jovens de Manaus, pois os organizadores sempre trazem artistas e bandas de renome nacional.

Itacoatiara - conhecida como “Cidade da Pedra Pintada”, distante 269 Km de Manaus, ligada pela AM-10, no mês de Setembro acontece uns dos maiores festivais da canção da região norte, o “Festival da Canção de Itacoatiara – FECANI), recebe inscrições de todo o Brasil, sendo selecionadas em torno de trinta canções para o evento.

Borba - fica no Rio Madeira, distante 150 km de Manaus, realiza no mês de Junho os “Festejos de São Antônio”, considerada uma das maiores festas religiosas do Estado do Amazonas, atraindo milhares de romeiros todos os anos.

São Gabriel da Cachoeira - fica no extremo do Amazonas, no Alto Rio Negro, com 852 km de distância de Manaus, a maioria da sua população é composto por índios, com o evento “Festribal” acontecendo no mês de Abril, com o comando das tribos “Barés” e “Tukano”.

Barcelos – foi a primeira capital do Amazonas, considerado o segundo maior município brasileiro (em extensão), fica no Rio Negro, distante 656 km por via fluvial – o lugar é propício para a pesca do Tucunaré e dos peixes de “aquário”, em Janeiro é realizado a “Festa do Peixe Ornamental”, com o comando dos peixes “Acará Disco” e “Cardinal”.

Manaus – capital do Estado do Amazonas - possui apenas 12 km de extensão, mas, com uma enorme concentração de pessoas e de rendas – realiza um grande número de festivais, ou seja, quase todo mês acontece um.

Como podem ver acima, o Estado do Amazonas é muito festeiro, com eventos o ano todo – os brasileiros tem o dever de conhecer o seu país, viajar mais, conhecer mais, respeitar mais a sua cultura e o seu povo. É isso.

Nenhum comentário: