quarta-feira, 8 de junho de 2011

ANTIGA MORADORA DA RUA DR. MOREIRA, 250, CENTRO DE MANAUS

O nosso blog recebe muitos e-mails de pessoas que moram longe da nossa cidade, são pessoas que resolverem morar em outras plagas e nunca se esquece da sua querida Manaus. A correspondência abaixo foi enviada pela Márcia Rosana Reis Pinto, filha de uma conterrânea nossa, antiga moradora da Rua Dr. Moreira, numero 250, cento de Manaus.

Prezado José,

Em primeiro lugar, quero lhe parabenizar por seu excelente blog! Sua iniciativa é fantástica e os arquivos são muito interessantes! A biografia de seu pai é fantástica!

Vou lhe contar como tive a grata surpresa de encontrá-lo. Minha mãe é uma senhora manauense de 87 anos (nasceu em 31/10/1924) e, que há 64 vive em Belém. Apesar de tanto tempo longe de sua terra natal, A-M-A Manaus e não permite que ninguém fale mal da cidade, tampouco de seus conterrâneos. É uma figura minha mãe, super lúcida, altiva, além de muito espirituosa!

No ano passado, a presenteamos com um computador e agora a ajudamos a desfrutar das maravilhas do mundo virtual. Foi pesquisando sobre Manaus que chegamos a seu blog, em especial, porque lhe chamou atenção (de minha mãe) o nome de uma pessoa que afirma conhecer: Arminda Mendonça de Souza. Comenta minha mãe que ela supostamente seria filha da senhora Carmélia, amiga de minha mãe. Tentamos chegar ao email dela para confirmar essa informação, mas não conseguimos. Se você puder nos ajudar nisso, ficaremos eternamente gratos.

De repente, você conhece a família de minha mãe. Ela é filha da D. Florinda Reis e Emílio Reis e viveram anos na Rua Dr. Moreira, 250, no coração de Manaus. Meu avô tinha um restaurante que se chamava Mimosa. Minha mãe, saiu de lá, em 1947, mas minha tia - irmã dela -, D. Leonor Arruda viveu lá até uns 3 a 4 anos atrás. Hoje, aos 92 e igualmente lúcida, sente muita saudade do lugar onde viveu toda a vida.

Tia Leonor, foi casada com o Sr. Godofredo Arruda, e teve um único filho, Luis Frederico Arruda, que creio, é vice-reitor da UFAM. O filho dele, Alexandre Arruda, tem um cursinho de preparação ao vestibular famoso em Manaus.

Chamou-nos atenção na biografia de seu pai, a menção a um “Arruda”, na casa de que seu pai havia residido quando chegou do Ceará. Teria alguma relação com a família de meu saudoso tio Godofredo, cuja família era cearense?

Bom, prezado José, espero poder seguir em contato com você. Meu nome é Márcia Rosana Reis Pinto Martins e espero que os próximos emails já sejam escritos a você por minha mãe. marciarpm@gmail.com  

O nosso blog é de resgate, por consequente, publicamos cronicas, contos, causos, biografias, fotos antigas e atuais das cidades da região norte, e-mail dos nossos leitores, enfim, tudo o que podemos publicar para valorizar o nosso passado e presente. É isso.  

Foto: J. Martins Rocha

Um comentário:

Anônimo disse...

A casa que aparece na foto, em estado de abandono, é onde residia o sr. Paulo Pinto Nery (que foi prefeito e governador) e sua família. Frederico Arruda - o Fred - é professor da UFAM e sua família era vizinha da família Nery, na rua Dr. Moreira. Hoje mora, salvo engano, no bairro do Japiim, próximo ao campus da UFAM. Na mesma rua Dr. Moreira, vivia o ex senador Evandro Carreira e sua família.
Rochinha, um abraço, lembro dos velhos tempos em varávamos noites "informatizando" a folha de pagamento do BEA. Você pelo BEA, eu pela PRODAM, em trabalho conjunto.
Um forte abraço e parabéns pelo resgate da nossa outrora aprazível Manaus.
Francisco de Queiroz