domingo, 10 de abril de 2011

IGREJA DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA - MANAUS


Esta igreja está localizada na Rua Japurá, no tradicional bairro da Praça 14 de Janeiro, foi projetada e construída pelo frei José de Leonissa, vigário da Igreja de São Sebastião, a primeira missa foi realizada no dia 12 de Maio de 1960.

Antes da construção da igreja atual, todos os fiéis assistiam à missa na Igreja de São Sebastião, era a mais próxima da comunidade, tempo depois, um rico comerciante chamado Antônio Caixeiro, fez a doação do terreno, sendo construída em 1939 uma igreja de madeira.

Segundo a Wikipédia “Nossa Senhora de Fátima (ou Nossa Senhora do Rosário de Fátima) é uma das designações atribuídas à Virgem Maria que, segundo a Igreja Católica, terá aparecido repetidamente a três pastores, crianças na altura das aparições, no lugar de Fátima, tendo a primeira aparição acontecido no dia 13 de Maio de 1917. Estas aparições terão continuado durante seis meses seguidos, sempre no mesmo dia (exceptuando em Agosto). A aparição é associada também a Nossa Senhora do Rosário, sendo portanto aceite a combinação dos dois nomes - dando origem a "Nossa Senhora do Rosário de Fátima" - pois, segundo os relatos, "Nossa Senhora do Rosário" teria sido o nome pelo qual a Virgem Maria se haveria identificado, dado que a mensagem que trazia consigo era um pedido de oração, nomeadamente, a oração do Santo Rosário”.

A fotografia antiga em preto e branco foi tirada pelo fotográfo Wilson de Souza Aranha, pertence aos arquivos do IBGE -, aproveitei e fiz algumas modificações, coloquei o azul do céu e algumas estrelas.

Os moradores do bairro da Praça 14 são muitos católicos e festeiros, tanto que ao lado da igreja existe o barracão da Escola de Samba Vitória Régia, com samba de janeiro a janeiro, porém, os tambores somente começam a zoar depois da missa. É isso.

Um comentário:

M.BECKHMAN disse...

Parabéns pela postagem! Acredito que esta seja uma das Igrejas mais belas da Amazônia. Sinto-me prestigiado, pois nasci e fui criado no bairro da Praça 14 de Janeiro. Valeu e Saudações Amazonenses!