sábado, 4 de dezembro de 2010

OS DEZ CLASSIFICADOS

1. Uma galera de amazonenses está no Rio de Janeiro, para assistirem a partida de futebol entre o Fluminense versus Palmeiras, eles fazem parte da torcida “Young Flu”, do bairro da Aparecida, em Manaus.

Um deles é o Gersey Nazareno, o “Naza” para os íntimos, ele é meu “brother”, grande jornalista e poeta, possui somente um pequeno defeito insanável: é Fluminense fanático! Brincadeirinha de Flamenguista. Por falar em Mengo, estamos mais por baixo do que “bunda de Arraia”. O Tricolor das Laranjeiras merece ser campeão.

2. A Farinha nossa de cada dia – o amazonense, principalmente o interiorano não consegue se alimentar se não tiver farinha por perto. Para quem não sabe, a farinha é um subproduto da Mandioca, um tubérculo rico em amido, conhecido por alguns como “aipim, maniva ou pão-de-pobre”. O seu consumo é cultural, não tem valor nutritivo, apenas enche o bucho e não alimenta – não consigo comer um peixe sem uma farinha de Uairini, pode até não alimentar, mas sem ela o peixe não entra, nem com nojo de pitiú de Bodó!

3. A Secretaria de Fazenda do Amazonas irá publicar a nova tabela do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Tem uma rádio em Manaus que veicula uma propaganda educativa intitulada “O Anta no Trânsito”, versando sobre os erros dos motoristas manauenses, uma delas diz que “Anta é quem paga o IPVA e não briga contra a buraqueira das ruas de Manaus” – ora, o imposto é uma atividade arrecadatória do Estado, independe de uma prestação de serviços específicos, ao contribuinte, pelo governo, portanto, a arrecadação do IPVA não é para tampar buracos das ruas  - E agora? Quem é mesmo uma Anta? Por falar em IPVA, existem em Manaus dois camaradas milionários que possuem o automóvel “Ferrari”, irão pagar a bagatela de Trinta mil reais de imposto, dava para comprar dois carros de pobre, o famoso 1.0. e também milhares de cestas básicas para os pobres da nossa cidade. Eles querem é aparecer, o pobre é que se exploda!

4. Os produtos mais desejados pelos consumidores manauenses: Ipad, Ipod, Notebook 3D, Celular Black Berry, Ar Condicionado Split Inverter, Game Playstation III e TV LED 3D. Tem aquela máxima: “Quem Ipad, Ipod, quem não Ipod, se sacode”. A nossa Zona Franca não tem nada Franca, é somente uma Zona de exigências fiscais! É uma burocracia total - tem fiscal da Receita Federal que mesmo ganhando quinze mil por mês ainda tem raiva do seu trabalho, fica dando coice em todo mundo, passa dez dias com um processo, procurando “cabelo em ovo”. Mesmo assim, conseguimos ficar na vanguarda dos lançamentos dos produtos top. Para ser ter uma ideia, as Lojas Mirai Panasonic, tinha nas suas prateleiras o Ipad apenas uma semana depois do seu lançamento pela Apple nos Estados Unidos. Somente ontem é que foi lançado oficialmente, em São Paulo, com a Fnac, no Shopping Morumbi. Foi um tremenda correria, tinha umas cincoenta pessoas disputando no tapa um único exemplar.

5. O nosso Teatro Amazonas está sendo cogitado para ser um patrimônio da humanidade, os técnicos da UNESCO estão em Manaus vistoriando este maravilhoso edifício, construído na época áurea da borracha. Coisa linda aconteceu esta semana, um grupo de idosos do Careiro e Manaquiri, interior do Amazonas, entraram ontem, pela primeira vez, no TA, ficaram fascinados. Para falar a verdade, muitos manauenses não conhecem a nossa casa de ópera, passam pelo Largo de São Sebastião, mas, não entram para conhecer ou assistir a uma peça teatral. O Governo do Estado tem o dever de incentivar a todos a tomarem gosto pela arte, bem como, conhecer os nossos espaços públicos.

6. Muito amazonenses adoram uma música brega. Estou doido para ouvir um CD do Billy Marcelo, ela tropeçava na língua portuguesa, falar inglês, nem pensar, mesmo assim cantava em inglês, era tudo decorado. Recentemente, lançou um disco chamado “Breguinglês”, é mole ou quer mais? As faixas são as seguintes: That´s Manaus – Rock da Teacher – Said Good Bye e outras pérolas mais. O Bylly comentou para um jornal local, que agora estuda inglês, Francês e espanhol, ele é um poliglota – o lançamento será no Bar da Tia Beta, no bairro de Santo Antônio, atrás da Colina – o CD poderá ser adquirido pelo fone 92 9141-6254.

7. Foi decretada a prisão preventiva da Antônia Lúcia (PSC-AC), eleita Deputada Federal pelo Acre, pela pratica de crime eleitoral, recepção e formação de quadrilha. Ela é esposa do Deputado Federal Silas Câmara (PSC-AM) (vixe!). No inicio de Setembro, a PF apreendeu R$ 500 mil, supostamente, tinha como destino a Rádio e Televisão Boas Novas, da qual ela é sócia. Sabe o que ela falou: - Já recebemos um avião como doação para a nossa igreja, quinhentos mil é um valor irrisório! É mole! Enquanto isso, estou dando um duro na vida, ando de buzão, estou mais liso do que o peixe "Surubim", ainda tenho que presenciar essas pessoas metendo a mão no dinheiro público e ficar gozado da nossa cara. Essa tem que pegar o beco do inferno!

8. O meu blog foi indicado ao Top Blog 2010, terminou a votação, recebi somente dois votos, um foi o meu, o outro, eu não sei de quem foi. Fiquei na lanterninha, em todo caso, graças ao Google e a boa vontade dos nossos leitores, cheguei a marca das duzentos e setenta mil visitas -, com a palavra mágica “Manaus antiga” muitos chegam até o meu endereço, bem sei que decepciono a muitas pessoas, pois não escrevo muito bem, não tenho um revisor, aliás, não tenho nada, também não sou historiador ou pesquisador, em todo caso, valeu a minha intenção em valorizar a nossa cultura amazônica. Estou também no Facebook, Twitter, MNS e outra redes sociais, muita audácia de uma cabocão de Manaus.

9. O que está acontecendo no Rio de Janeiro, com as forças armadas entrando em ação nos morros cariocas, a chamada “forças do bem” contra as “forças do mal” está acontecendo também nas grandes capitais brasileiras. Em Manaus, começou a ação no bairro da Matinha, coma prisão de diversos traficantes e apreensão de drogas, com a dita “pacificação” do lugar. Sempre digo que o combate ao crime deve ser feita na causa e não somente nas consequências.

Um jovem bem educado, alimentado, com saúde, com garantia de emprego e de renda, além de uma família estruturada, dificilmente irá descambar para o crime. O Estado arrecada uma infinidade de tributos, porém, tem o dever de oferecer uma educação pública de qualidade para todos, saneamento básico, saúde para o povo brasileiro, políticas públicas sérias, etc.

Está na hora de sermos um país sério, temos tudo para dar certo, acredito muito na nova geração de políticos – tenho fé em Deus e no povo brasileiro.

10. Manaus foi agraciada como sub-sede para a Copa de 2014, as obras estão em todo vapor na Arena da Amazônia; o meu querido Estádio Vivaldo Lima foi para o chão, ficou somente na lembrança. O desgraçado do Monotrilho ainda está na pauta para construção, esses caras não tomam jeito, todos nós sabemos que este projeto é caro, não deu certo em lugar algum, além do mais, irá acabar de vez com o centro antigo de Manaus. O governador está tendo problemas com o Ministério Público Federal, eles não aceitam os projetos apresentados, todos apresentam brechas para o desvio de dinheiro público. É muita safadeza de alguns! Vamos mudar essa forma de fazer política. A ações devem ser dirigidas para o bem comum, todos, indistintamente, merecem uma Manaus melhor. É isso ai. 


























Um comentário:

Anônimo disse...

Boa noite Rocha! Acho legal este negócio de ir ao Rio assitir ao Fluminense. Agora veja: Estamos lutando pra colocar um time na série C e vc destina linhas no seu blog para revigorar este processo de colonização. Torcer por times do sudeste, só pode ser coisa de criança que fica assistindo TV e sendo colonizado o dia inteiro! Me desculpe, mas entre qualquer time de fora e o daqui, eu sou o ARRANCA-TOCO F.C.

Saudações Amazonenses!