quarta-feira, 29 de setembro de 2010

A INTERNET CAIU - E AGORA, JOSÉ?

Semana passada foi marcada em Manaus por várias quedas da Internet - modernismo dos mais esquisitos é esse: - A Internet caiu, é agora, José? Não tem jeito, para tudo no trabalho, na faculdade, em casa, na rua; não se faz mais nada, não se vende e, tampouco se compra, não se faz mais isso, aquilo ou o diabo que o carregue! Socorro, estamos presos à internet! Desgraçada, maldito o dia em que os ianques criaram este monstro! O bicho é bom, mas, quando cai, todo mundo se...

Imagine você, numa fila desgraçada, de um banco ou lotérica, numa sexta-feira de um final de mês, doido para pagar as contas atrasadas, fazer uma fezinha ou tentar sacar aquela merreca para o final de semana – aí o caixa, com aquele sorriso amarelo, faz aquela declaração, a última coisa que você não quer ouvir na naquele dia: - A internet caiu e o sistema está fora do ar! Aí você resmunga: - Essa não! Estou mais de uma hora nessa fila, com um calor infernal, a minha garganta está seca, ainda vem essa cara falar isso! Ai você solta os cachorros: - Ei, moço, onde fica essa tal internet, por favor, me dê o endereço dela que eu quero ir lá dá uma peia nessa filha de rapariga! – você grita e baba que nem um cachorro doido. Sorte sua se não encontrar pela frente um caixa gozador, já pensou se ele responder assim: - Então, anota ai: www.ainternetquecaiu.com.br, acesse quando ela voltar! Com essa resposta, será que dá pra quebrar a “cara” do caixa e do gerente? Claro que sim, além do subgerente e dos demais caixas! É brincadeira, não vá fazer isso, senão irá ver o “Sol nascer quadrado”! Mas, para quem reclamar? Talvez, para o Bispo!

E no trabalho – você está cheio de relatórios para passar para a Diretoria, tirar notas fiscais eletrônicas, responder os e-mails e marcar pelo MSN aquele encontro com a gata – De repente, apaga tudo! Alguém berra: - A internet caiu, e agora, José! Aí você grita: - Liga para o provedor, pergunta quando vai voltar esta merda! Resposta da recepcionista: - Falaram que a fibra ótica foi cortada lá na BR-319, próximo ao Município de Autazes, os técnicos da Embratel já estão a caminho, a previsão é voltar depois da seis da tarde! Sem chance, a única solução é a utilização do “TIM/Vivo/Claro Web” - Mas quem tem na empresa? Poucos possuem e, além de lento é caro. O jeito é ir para a cozinha e jogar conversa fora, fazer futrica, falar mal do chefe e contar piadas, para relaxar um pouco. Vai ficar tudo para o dia seguinte, com acumulo de serviços – E se a internet cair de novo? Ai é pra acabar!

Num intervalo de queda da internet, uma jovem “hitech” detonou: E ai, Rocha, como era o teu trabalho, antigamente? Respondi na altura: - Era foda, tudo era feito à mão, não existia PC, notebook, scanner, impressora, fax e o diabo das parafernálias de hoje em dia – naquele tempo usávamos a máquina de escrever, carbono, estêncil, caixa postal dos correios, calculadora Sharp, telex, o computador era um IBM/3, um monstro que cabia numa sala grande – trabalhávamos o dia todo, dava para dar conta do serviço, mas, não existe  esta porra da internet!

Brincadeiras a parte, a internet e a intranet da vida, vieram para ficar, o nosso mundo é outro, a comunicação é de massa e instantânea; a cada dia surgem novos equipamentos e software, mudou o modo de executar as tarefas, porém, quando a energia falha, se você não tiver um nobreak, parte do trabalho já era, vai para o espaço sideral. E quando cai a internet, já era papai, não há fiofó de peruano que aguente!

Manaus é uma cidade com mais de dois milhões de habitantes, não é mais concebível termos um serviço tão ruim assim. Ocorre que somente a Embratel disponibiliza a famosa banda larga, via fibra ótica, não fazem a devida manutenção, quando existe um problema, os técnicos levam horas para resolver, além de oferecer um serviço caro e ruim.

A solução em curto prazo será a conclusão da rede de fibra ótica da “Oi”, que vem da Venezuela, permitindo ao manauenses um acesso mais barato, além de conexão e transmissão de dados mais confiáveis.

Por enquanto, não tem solução, o jeito é aguardar, a Embratel somente irá melhorar quando chegar a concorrência, infelizmente, o mercado funciona dessa forma cruel! A internet caiu, e agora, José?

Nenhum comentário: