sexta-feira, 23 de julho de 2010

RELÓGIO MUNICIPAL DE MANAUS

Foi inaugurado em 1927, na administração do prefeito nomeado José Francisco de Araújo Lima (autor de Amazônia – A Terra e o Homem), fica na Avenida Eduardo Ribeiro e sua visitaçao faz parte do roteiro turístico da cidade Manaus.

O mecanismo foi importado da Suíça e montado, em base de pedra, sendo revisado e montado pela firma Pelosi & Roberti, localizada na Rua Municipal, atual Avenida Sete de Setembro, ao lado da Loja 4.400 (Loja Marisa). A loja era de italianos, por pouco não foi incendiada na segunda guerra mundial, porém a residência do Sr. Giulio Roberti, não teve a mesma sorte.

A cada hora, o relógio emite um som cativante, apelidado carinhosamente pelos manauenses de “Big Ben”, uma alusão ao famoso relógio inglês. A peça que produz a “batida” está quebrada; o conserto está a cargo da família Sahdo, permissionária de uma loja de venda e consertos de jóias e relógios, estabelecidos no local faz algumas décadas.

Existe uma inscrição em latin Vulnerant Omnes, Ultima Necat (Todas ferem, a última mata) – velha inscrição latina, alusiva às horas, significando que a cada hora fere a nossa vida até que a derradeira a roube. Este registro permaneceu durante anos na minha mente, era intrigante, não sabia o seu significado; os anos se passaram, somente agora surgiu o interesse em pesquisar e entender.

O Relógio continua "mudo" é uma pena! Foram tantos esforços dos nossos antepassados, no sentido de dotarem a nossa cidade do melhor e maior relógio público da região norte, deixaram um maravilhoso exemplar para ser admirado até hoje, porém, o atual alcaide da cidade nada faz para mandar consertar a tal peça defeituosa, a responsabilidade não é da família Sahdo, mas sim, do poder público municipal, pois o relógio é público, pertence a todos os manauenses.

Continuarei pesquisando sobre o nosso Relógio Municipal, tirando fotos e escrevendo a respeito - até a última hora da minha vida! É isso ai!