quinta-feira, 15 de julho de 2010

FESTA RETRÔ

O nosso blog é saudosista, focado no resgate da nossa memória, nada melhor para darmos um mergulho no passado do que participar das festas que entram no túnel do tempo, relembrando os sucessos das épocas de 70, 80 e 90.

Retrô é uma forma reduzida de retrocesso – a Festa Retrô é um evento em que as pessoas se vestem e se embalaram com as músicas do passado, num ambiente com estilo e decoração baseado em épocas passadas, invertendo a roda do tempo, os Disc Jockey (DJ) tocam os melhores hits daqueles anos, algumas dão um toque todo especial com fartas mesas de doces retrô e telões com projeções de imagens de bandas, personalidades, novelas, desenhos, etc. das três décadas.

Dizem que uma retrô é fazer um reverse na nossa memória, fazendo o tempo voltar ao passado. Vamos conhecer um pouco sobre estas três décadas através da Wikipédia:

Década de 70: Foi a época em que aconteceu a crise do petróleo, o que levou os Estados Unidos à recessão, ao mesmo tempo em que economias de países como o Japão começavam a crescer. Nesta época também surgia o movimento da defesa do meio ambiente, e houve também um crescimento das revoluções comportamentais da década anterior. Muitos a consideram a "era do individualismo". Eclodiam nesta época os movimentos musicais do Rock and Roll, das discotecas, e também do experimentalismo na música erudita. Foi a última década do período classic rock. É também conhecida como a "década da discoteca", devido ao surgimento da dance music. Surge também o movimento punk. Em 1973, o concerto de Elvis Presley, "ALOHA FROM HAWAII" tem uma audiência estimada em mais de 1 bilhão de espectadores. A No Brasil, destaque para os trabalhos de O Terço, O Som Nosso de Cada Dia, A Barca do Sol, Rita Lee & Tutti Frutti, Casa das Máquinas e Sagrado Coração da Terra. O disco que mais se destaca é The Dark Side of the Moon, de Pink Floyd. A banda baiana Doces bárbaros, idealizada por Maria Bethania, Gilberto Gil, Gal Costa e Caetano Veloso.

Década de 80: Foi um período bastante marcante para a história do século XX segundo o ponto de vista dos acontecimentos políticos e sociais: é eventualmente considerada como o fim da idade industrial e início da idade da informação, sendo chamada por muitos como a década perdida para a América Latina. No rock, o punk se renova, mais acelerado e intenso (como no hardcore). No Brasil foi lançado o primeiro Rock in Rio (1985). É inaugurado o Sambódromo na cidade do Rio de Janeiro em 1984. Consolidavam-se o estilo musical da MPB, ou música popular brasileira (surgido na segunda metade da década de 60), e as bandas de música pop e de rock and roll, como Legião Urbana, Ultraje a rigor, Engenheiros do Hawaii, Titãs, RPM, Claudio Zoli (com a banda Brylho e Solo). A MPB consagrou a posição de destaque das vozes femininas na música brasileira; entre os fenômenos individuais destacam-se Elba Ramalho, Simone, Marina Lima, Maria Bethânia, Zizi Possi, Fafá de Belém, Elis Regina Gal Costa, Rita Lee, Rosana e Joanna. Dentre as vozes masculinas, Caetano Veloso, Chico Buarque, Milton Nascimento, Tom Jobim Guilherme Arantes, Flávio Venturini, Ivan Lins e Gilberto Gil.

Década de 90: Começou com o colapso da União Soviética e o fim da Guerra Fria, sendo esses seguidos pela consolidação da democracia, globalização e capitalismo global. Fatos marcantes para a década foram a Guerra do Golfo e a popularização do computador pessoal e a Internet. A Banda Guns N' Roses se consolida como a maior banda de Rock do mundo no começo dos anos 90 e Axl Rose se torna um ícone e um simbolo sexual nessa época. Músicas eletrônicas, experimentais e com intuitos "underground" se fundem com o rock e se popularizam com bandas como Nine Inch Nails, Rammstein, KMFDM e Ministry entre outras. Mais tarde algumas dessas bandas gerariam controvérsia ao serem indiretamente relacionadas a fatos como o Massacre de Columbine, em 1999. O pop teen começado no fim dos anos 20 retorna com força com Spice Girls, que foi um dos maiores fenômenos da música da época, juntamente aos Backstreet Boys, Shakira, Thalía, Christina Aguilera,e Jessica Simpson,'N Sync e Britney Spears, que se tornou a maior cantora pop dos anos 2000. A década de noventa foi marcada também pelo estilo Dance, mais conhecido como Eurodance, gênero derivado do Italo Disco, e também denominado assim pelo fato de muitos artistas virem da Europa, de quase todos os pontos. O estilo misturava a batida da era Disco com o house, que estoura nos rádios do mundo (No Brasil a rádio Jovem Pan 2 era a estação da dancemusic). Nos anos 90 o estilo ganhou muita popularidade em todo mundo, atingiu sue apogeu no ano de 1995, pois anos mais tarde o estilo foi perdendo força gradativamente. No ano de 1996 o estilo já apresenta um certo desgaste, sendo mesclado por elementos de trance, folk e também o reggae.

O Sesc Manaus irá promover uma imperdível Festa Retrô, conforme o convite abaixo:

Caia na Gandaia com a Festa Retrô! Venha curtir o melhor da Música dos Anos 70,80 e 90!

Atrações: Banda Caia na Gandaia - com Lucilene Castro, Zezinho Corrêa e Juliana Lameira e o Melhor do Flash com o DJ Fernando Araújo.

Ingressos Antecipados nas centrais SESC de Atendimento: R$10,00 (valor único)

Data: 16/07 Hora: 22h00

Local: Balneário do SESC (Av. Constantinopla s/n - Em frente ao Conjunto Campos Elíseos)

Divulgação: Raquel Cardoso – raquelcardoso@vivax.com.br  

É isso aí!

Nenhum comentário: