segunda-feira, 29 de março de 2010

PHAMACIA LOPES E OS MEDICOS AMAZONENSES

O anúncio publicitário, abaixo reproduzido, foi publicado originalmente no Jornal “O Acadêmico”, em 1926, faz exatamente 84 anos em 2010, mostra a “Pharmacia Lopes” e as suas múltiplas atividades.

A minha intenção é mostrar de uma maneira bem simples, como eram as práticas utilizadas pela medicina naquela época, bem como, o quanto já estávamos avançados em conhecimentos médicos, além de servir de base para alguns comentários sobre a medicina atual e dos profissionais desse ramo.

O que chama a atenção no anúncio, é uma farmácia executar pequenas e altas cirurgias, fazer consultas médicas, dispor de laboratórios e aviar para o interior até ambulâncias - era tudo em um!

O famoso médico Dr. Adriano Jorge, dava as suas consultas médicas naquele local, este grande profissional empresta o nome ao hospital referencia para a região norte, chamado Hospital Adriano Jorge, no bairro de Cachoeirinha.

Naquela época já tínhamos os Hospitais da Santa Casa de Misericórdia e a Beneficente Portuguesa, dotados dos mais modernos equipamentos e dos melhores médicos de Manáos. Assim como a Pharmacia Lopes, tinham uma política, voltada para atender também aos que possuíam uma baixíssima renda financeira.

Até hoje fico bastante sensibilizado, quando é ventilado que um médico famoso, faz trabalhos voluntários, humanitários, atende em seu consultório médico as pessoas mais carentes e sofridas do nosso Estado, sem nada cobrar; com exceção, por motivos óbvios, dos médicos-políticos ou dos que trabalham para eles.

Sempre vem a minha mente a figura do Dr. Conte Telles, um médico que atendia tanto a família rica, quanto a pobre, fazia questão de ir à casa do paciente, não se importando com o horário, podia ser de dia ou alta hora da madrugada, com chuva ou com sol, se a consulta ir ser paga na hora ou depois, na maioria das vezes não cobrava nada dos pobres e ainda dava os remédios – não conheço nenhum hospital com o nome deste grande médico amazonense – o governo do Amazonas, na inauguração do Policlínica da Getúlio Vargas, homenageou o político Gilberto Mestrinho, esqueceu do médico Conte Teles; o governador deveria ser lembrado para o nome da Ponte Manaus/Iranduba e não para nome de uma clínica ou hospital, estes devem ter o nome dos mais nobres profissionais da área médica!

Vamos lá ao material publicitário:

&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&

PHARMACIA LOPES

--- DE ---

LOPES & Companhia

Estabelecido em 1917

RUA HENRIQUE MARTINS, 11 – MANAUS – AMAZONAS

BRASIL

Importação directa de todos os Centros productores: de Drogas, Perfumes, Medicamentos especializados, Productos Chimicos e Hygienicos, Artigos Cirugicos, Alimentos Dietecticos, etc.

PREÇOS MODICOS

Grande stock, constantemente refeito, de sóros, vaccinas, productos opetherapicos, homoepathicos, hormoterapicos de qualquer sexo, productos para assepsia e antisepcia

ARTIGOS PARA PARTOS E OPERAÇÕES

Tem sempre em deposito productos chimicos puros, especiais, para manipulação e productos commerciais em bruto para a indústria

Todos os productos para a manipulação são puros e oriundos dos mais afamados fabricanate.

LABORATÓRIO MAGISTRAL

Rigorosamente servido de apparelhagem moderna para execução fiel do receituário, bem como, para a máxima rapidez.

Esterilização por autoclave, e por todos os outros processos scientíficos.

Destilação e rectificação. Balões de Oxygenio. Alcalys.

- AVIAM AMBULANCIAS PARA O INTERIOR –

Consultório Médico dos exmos Srs. Drs.:

AGENOR, de MAGALHÃES – Olhos, Ouvidos, Garganta, Clínica Geral – Consulta a qalquer hora.

F. MARTINS VIDAL – Clínica Médica e Analyses Clínicas – Das 10 às 11 da Manhã e das 16 às 17 da Tarde.

ADRIANO JORGE – Clínica Geral – Das 5 e ½ às 6 e ½ da Tarde.

Grande Consultório Médico-Cirurgico dos Drs. Ern. Crissiuma Paranhos e Annibal Moreira.

I – Endocospia, Arethoscopia, Cystocophia, Catheterismo dos Uteres e Rectoscopia

II – Electricidade médica, abrangendo massagens por corrente contínua e fadiga vibratória, ionização, alta frequencia, diatherencia e electro-dignose

III – Pequena e alta cirugia

IV – Gyccologia e Obstrecticia

V – Transfusão de Sangue

VI – Vias Urinárias.

- CONSULTAS GRÁTIS AS PESSOAS RECONHECIDAMENTE POBRES -

&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&

A medicina atual deu um salto fenomenal, a cidade de Manaus não ficou para trás, está dotada dos mais avançados hospitais, clinicas de primeira linha, médicos altamente especializados, além de possuir centenas de “Pharmacias Lemos”; perde por pouco para os grandes centros do país; todo esse avanço tecnológico foi fruto de anos e anos de estudos e investimentos pesados dos particulares e do governo do Estado do Amazonas.

Temos agora as Faculdades de Medicina da UFAM e da UEA, devemos se orgulhar do professor Dr. João Bosco Botelho, além de ser um PHD em cabeça/pescoço, é um grande escritor. A nata dos médicos escritores faz parte da Academia Amazonense de Medicina, agora alojada no seu devido local, na Casa Museu de Eduardo Ribeiro, na Rua José Clemente.

Como o blog é saudosista e de resgate, além dos acima citados, jamais poderei esquecer o Pronto Socorro São José, na Rua 10 de Julho, do Hospital Dr. Fajardo, na Avenida Joaquim Nabuco, da Drogaria Rosas, na Rua Marechal Deodoro, e, dos médicos da nossa família, o Luiz Avelino e Arlindo Frota (pai). É isso.

Nenhum comentário: