segunda-feira, 16 de novembro de 2009

EVENTO INÉDITO PROMOVE ENCONTRO ENTRE MODA E GASTRONOMIA



"Tucumã, pupunha, açaí, tucupi e peixes como o pirarucu e o tambaqui serão os principais ingredientes utilizados no preparo de pratos típicos da Itália, um dos atrativos da primeira edição no Brasil do Wine&Fashion Florence, evento de maior expressão da moda, arte e gastronomia italianas. O Wine&Fashion acontecerá no dia 24 de novembro, no Centro Cultural Povos da Amazônia, como parte da programação da Feira Internacional da Amazônia (FIAM 2009).

O evento tem a tradição de expor produtos da região de Toscana (região da Itália Central) em diversos países, associando-os à cultura de cada localidade. A iniciativa de trazer o evento para o Brasil foi motivada pela possibilidade de abertura de novas oportunidades de negócios ao empresariado da região, em especial em setores como o alimentício, de bebidas e de acessórios femininos, além de propiciar o intercâmbio bilateral.

Durante o Wine&Fashion serão realizados dois desfiles de bolsas italianas das marcas Consorzio 100% e Braccialini, conhecidas internacionalmente pela qualidade do material utilizado e pela preocupação ambiental. Um dos desfiles será realizado durante o coquetel de abertura do evento, onde serão servidos aperitivos feitos com alimentos regionais, vinhos e espumantes italianos. A produção regional de biojoias também será exposta no evento.

Também haverá uma exposição de fotografias do projeto Amazonlife, produzidas por Marco Paoli e Pierpaolo Pagano. As fotografias retratam cenas do cotidiano dos povos da floresta amazônica.

Estarão presentes no evento os secretários de Cultura das prefeituiras de Scandicci (Toscana), Andrea Giorgi, e de Pontassieve (Toscana), Alessandro Sarti, o prefeito de Pontassieve, Marco Mairaghi, e de Regello, Sergio Berneth, o presidente do Consorzio Terre Dell Levante Fiorentino, Marcello Ulivieri, representantes da comunidade diplomática, empresários e autoridades brasileiras.

Ao término haverá um jantar inspirado na culinária italiana com adição de igredientes a alimentos típicos amazônicos, produzido por chefs famosos da Itália: Innocenti Fabrizio, Marco Stabile, Giuseppe Tedesco e Fabio Sicilia.

Durante a FIAM 2009, de 25 a 28 de novembro, o Wine&Fashion Florence terá um estande na área internacional do evento, onde além da exposição de produtos da região de Toscana também serão realizadas reuniões com empresários locais dos setores de moda, alimentos e bebidas, com o objetivo fortalecer e estabelecer novas relações comerciais entre os dois países."

http://www.suframa.gov.br/fiam