quinta-feira, 22 de outubro de 2009

O QUINTAL DA MINHA CASA - DRA. GRAÇA SILVA




As fotos em preto e branco foram enviadas pela minha amiga Dra. Graça Silva, Delegada de Polícia Civil do Estado do Amazonas. O local é o Igarapé do Mestre Chico, na Ponte Benjamin Constant (conhecida por Terceira Ponte). As imagens trazem de volta um grande saudosismo na nobre Delegada, pois foi uma parte da cidade de Manaus onde passou a sua saudável infância. É muito bom para o nosso espírito, voltarmos um pouco ao passado, trazermos de volta a nossa mente as boas lembranças da nossa cidade, dos nossos antigos vizinhos, do local onde passamos a nossa infância e adolescência.

A cidade de Manaus foi conhecida no inicio do século passado, como a Veneza dos Trópicos, em decorrência dos inúmeros igarapés que cortavam a cidade, todos navegáveis, curtíamos muito as enchentes e as vazantes do nosso majestoso Rio Negro. O progresso e o crescimento desordenado da cidade fez desaparecer toda essa beleza, os igarapés viraram esgotos a céu aberto, acabou a beleza do lugar.

O governo do Amazonas tem feito muitas intervenções, no sentido de minimizar as agressões feitas ao meio ambiente, investindo uma fábula de dinheiro em saneamento dos igarapés, através de um programa chamado Prosamin (grande parte dos recursos vem do Banco Mundial).

A foto colorida mostra como é hoje o local; o igarapé foi aterrado, restou somente uma pequena lâmina de água, fizeram um belíssimo parque, está muito bonito, porém não é mais o quintal da casa da Dra. Graça – ela era feliz é sabia muito bem que era feliz! O tempo passa, o tempo voa, mas as boas lembranças ficam guardadas para o todo sempre, amém!

Nenhum comentário: