domingo, 25 de outubro de 2009

BOI MANAUS - A FESTA DA CIDADE DE MANAUS



Posted by Picasa

Este ano não participei da festa do Boi Manaus, estive na Feirinha do Turiri, comprei o meu da “Tribo do Rei David Assayag”; tirei algumas fotos no domingo de manhã e fiz a colagem acima, a outra foto é da Rede Amazônica de Televisão, mostra como foi a festa no sábado passado, uma loucura! Vamos conferir algumas matérias sobre essa grandiosa festa:

“O Boi Manaus, comemoração oficial do aniversário da capital amazonense, foi idealizado em 1997. A idéia foi misturar o ritmo das toadas de boi-bumbá à alegria contagiante das folias carnavalescas fora de época, as conhecidas micaretas. Uma forma de valorizar os representantes legítimos da nossa cultura regional, com a tecnologia dos trios elétricos que embalam os mais importantes carnavais do Brasil.De lá para a cá, a festa caiu no gosto popular e hoje é um dos principais eventos do calendário cultural da maior metrópole da Amazônia, reunindo em cada uma de suas três noites, mais de cem mil brincantes, cada um identificado com o tururi (*) de sua tribo.Realizado durante três noites consecutivas, o Boi Manaus consiste no desfile de levantadores de toada e bandas de Boi-Bumbá, seguidos por torcedores e simpatizantes que os acompanham por toda a extensão da pista do Centro de Convenções Umberto Calderaro (Sambódromo).O Boi Manaus se concretizou não apenas como mais uma opção de entretenimento e lazer para os moradores de Manaus, mas que também rendeu à Capital um potencial e promissor produto turístico. Afinal, a exemplo do que já acontece em outras cidades, o Boi Manaus é um evento com todos os requisitos para chamar a atenção dos formadores de opinião e atrair o interesse de inúmeros visitantes.(*) O tururi, uniforme oficial do Boi Manaus, sinônimo dos abadás que se usa na Bahia, também tem uma origem indígena. É uma espécie de palmácea originária da palmeira Baçu. Suas fibras entrelaçadas são extraídas do fruto. Os indígenas utilizam-nas para vestuário, calafetação de embarcações, cobertura de palhoças, etc.”
WWW.boimanaus.manaus.gov.br


“Os festejos do aniversário de 340 anos da cidade de Manaus chegam ao último dia. Para fechar com chave de ouro a programação do Boi Manaus 2009, que está sendo realizado no Centro de Convenções, Sambódromo, neste domingo, 25, haverá a apresentação dos cantores: Hamiraldo da Mata e Fabiano Neves, Hélio Veras e Clécio Brasil, Boi Bumbá Brilhante, Renato Freitas, Tony Medeiros, Edilson Santana e Canto da Mata. A festa tem previsão para começar às 19h e termino às 1h da madrugada de segunda-feira, 26.Durante este fim de semana, 23, 24 e 25 de outubro, várias ações foram desenvolvidas em diversos pontos da cidade, desde atividades físicas à culturais. O evento de maior concentração de público está sendo o Boi Manaus, que nesta edição trouxe um elemento diferencial Eletro Boi, uma mistura de Boi-Bumbá com música eletrônica. Para conferir a última noite do Boi Manaus 2009, basta vir ao Sambódromo localizado na Avenida Pedro Texeira, próxima as principais avenidas de Manaus, Constantino Nery e Djalma Batista.Tânia Freitas especial para o http://www.portalamazonia.globo.com/

Nenhum comentário: