terça-feira, 18 de agosto de 2009

I FESTIVAL DE DANÇAS DO AMAZONAS


A grande estréia do 1º Festival Amazonas de Dança no Teatro Amazonas, marcada para esta terça-feira (18) às 20 horas, conta com a participação de estrelas de quinta grandeza: Marcelo Mourão Gomes, presidente de honra e também homenageado pelo evento, e o Corpo de Dança do Amazonas (CDA), que apresenta o espetáculo "Oré". A entrada é franca. Além da noite no T.A, o festival ainda terá diversas atividades gratuitas no dia 18, voltadas para os profissionais da dança ou mesmo para quem apenas admira a arte. O 1º Festival Amazonas de Dança uma promoção do Governo do Estado do Amazonas por meio da Secretaria de Estado de Cultura e da Associação de Profissionais de Dança do Amazonas (APRODAM).

Principal bailarino do American Ballet Theatre, o brasileiro Marcelo Mourão foi eleito de forma democrática entre os artistas amazonenses como o presidente de honra do festival. A carreira iniciou aos 5 anos de idade no Rio de Janeiro e ao longo dos anos despontou imensamente no cenário nacional e internacional. Por sua dedicação à arte da dança, o dançarino é um dos homenageados do 1º Festival Amazonas de Dança. "Marcelo personifica o talento e o esforço do verdadeiro dançarino. É uma honra tê-lo aqui conosco", afirmou o secretário de cultura Robério Braga.

Os momentos mais marcantes da carreira do artista serão exibidos em um filme-tributo, e logo em seguida, ele recebe uma placa simbólica das mãos do secretário. Após a homenagem, Marcelo Mourão protagoniza o solo "Small Steps", cuja coreografia é de Adam Haugland e a trilha sonora é do trio Ahn Trio, formado por irmãs americanas especialistas em piano clássico.

Já o Corpo de Dança do Amazonas (CDA), com experiência de sobra em impressionar a platéia com o talento de seus 16 bailarinos, apresenta ao público a montagem "Oré" (que signifca "nós"), do bailarino André Duarte. Trata-se de um mergulho através da memória, da visão e de uma leitura sobre o homem amazônico. "Oré", fruto de pesquisas de André em parceria com os companheiros do CDA, anseia demonstrar de que maneira e por quais artifícios o nativo se transformou ou ainda mantém a sua cultura e comportamento. A trilha sonora fica por conta de Marlui Miranda e Tribos da Amazônia.

Intervenções
A terça-feira (18) também marca o início de diversas atividades oferecidas pelo 1º Festival Amazonas de Dança, a exemplo das intervenções, que ocorrem gratuitamente até o dia 23 a partir das 17 horas no Centro Cultural Largo de São Sebastião. As intervenções reúnem companhias locais de dança em torno de pequenas apresentações para dar oportunidade dos artistas locais contribuírem para o festival. No dia 18, o público pode conferir o trabalho da Associação Belarte do Amazonas, Grupo Expressão e Vida, Companhia Evolução Scorpion Crew, Balé Folclórico Amazonas e da Companhia Melhor Idade Cláudio Santoro.
Palestras
A programação acadêmica tem continuidade com a palestra "A Dança nos Jornais de Manaus nas Décadas de 80 e 90", ministrada pela jornalista Ítala Clay Freitas na terça (18) a partir das 16h30 no Centro Cultural Palácio da Justiça. A palestrante é formada em Comunicação Social (Jornalismo) pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), e é mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo. Atualmente é doutoranda em Comunicação e Semiótica pela mesma instituição, desenvolvendo tese sobre o jornalismo e a dança em Manaus. Foi coordenadora pedagógica do Curso de Dança da Escola Superior de Artes e Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e coordenadora do Programa Arte na Escola (pólo Manaus), no período de 2001 a 2007.

Convivências
Experiência bem-sucedida no Amazonas Film Festival, as convivências foram aplicadas ao 1º Festival Amazonas de Dança para fomentar as discussões sobre a arte da dança. Nesta terça (18), às 17h30 no Centro Cultural Palácio da Justiça, a primeira convivência será presidida pelas profissionais Lia Sampaio e Conceição de Souza, este última, inclusive, é uma das homenageadas do evento. Lia Sampaio possui Mestrado da Universidade Federal da Bahia (UFBA), é coordenadora pedagógica do Curso de Dança da Escola Superior de Artes e Turismo (ESAT - UEA), coreógrafa, dançarina e diretora. Conceição Sampaio é formada em Educação Física. Em 1979, foi para São Paulo para estudar na Escola Ismael Guizer e no Balé Estágio, onde absorveu vários estilos de dança. Ao retornar para Manaus, em 1980, criou o grupo "Dança Viva" e com ele veio a dança contemporânea para o Amazonas.

Expressões da Dança
Uma boa opção para consumir o que a dança oferece é a feirinha "Expressões da Dança", cujo ponto de partida é nesta terça (18) no Ideal Clube, das 8 às 19 horas. Ali, os presentes poderão adquirir produtos, assistir vídeos, e conferir fotos da história da dança. Em meio à movimentação, a APRODAM promove pequenas apresentações de seus grupos.