quinta-feira, 20 de agosto de 2009

CANTOR ABÍLIO FARIAS

Posted by Picasa
O Abílio nasceu em 1946, em Itacoatiara, município do Amazonas, apesar de não tocar os seu discos nas rádios, grava todo ano um CD; sempre cantando o que o povo quer ouvir, começou a cantar quando ainda era adolescente, na Rádio Baré, gravou o seu primeiro LP em 1977 no Rio de Janeiro. As musicas que fizerem mais sucesso foram: “Que Pena” (Bartô Galeno), “Vou Fechar o Cabaret” (Bartô Galeno e Abílio Farias), “Fica Comigo Esta Noite” (Bartô Galeno e Antonio Pires) e “É Muita Maldade” (Bartô Galeno), Negue” (Adelino Moreira e Enzo de Almeida Passos) e a famosíssima "Mulher Difícil, Homem Gosta", todas do gênero vulgarmente chamado de brega. “Eu iniciei minha carreira com 25 anos de idade, quando estudava e trabalhava ao mesmo tempo, enfim, sou um cantor popular como digo: canto para os mais humildes e assim vou correndo atrás dos meus sonhos”, descreve o cantor no seu perfil do Orkut.

Na minha adolescência, tive a oportunidade de ouvi-lo cantar no programa “Confusão na Taba”, no Teatro Juvenil, fiquei admirado pela potencia da sua voz. No ano passado, participou várias vezes do projeto cultural “Armandiando”, sob a batuta do promotor Marcos Gomes, no Bar do Armando.

Recentemente, sofreu um enfarto abordo de um vôo da empresa Gol, quando retornava a Manaus, vindo de Natal onde fez algumas apresentações. Devido à gravidade do estado de saúde do cantor, o comandante desceu na cidade de Petrolina/PE, onde Abílio está internado.

Fico na torcida pelo pronto restabelecimento do nosso Abílio Farias.