sexta-feira, 7 de agosto de 2009

A ARBORIZAÇÃO E O CLIMA DE MANAUS

O clima em Manaus é quente e úmido; estamos no verão amazônico, os termômetros da cidade estão marcando 43 graus, na sombra, não tem moleira de caboco que aguente! Para se ter uma idéia do quanto está quente – os urubus da city estão voando com uma asa e se abanando com a outra!

O desmatamento da Amazônia, a queima de combustible, a emissão de gases tóxicos pelas indústrias, etc. estão provocando o aumento da temperatura no “planeta azul”; a mãe natureza está dando o troco: escreveu e não leu, o pau comeu!

Na Manaus de outrora, as pessoas usavam paletó e gravata no seu dia a dia; o clima era mais ameno, existiam poucos automóveis, a cidade era bastante arborizada. Sou da década de 50, ainda curti belas tardes de domingo, maravilha!

O Estado do Amazonas possui uma extensão de 1,5 milhão de km2, enquanto Manaus, tem apenas 11.400 km2 – a cidade fica no meio de uma imensidão de floresta tropical – um pingo no oceano de mata! A Prefeitura Municipal de Manaus está fazendo um "Levantamento Qualiquantitativo e Georreferenciado da Arborização Urbano de Manaus", um nome bonito que significa identificar as necessidades de manutenção da arborização urbana e fazer um mapeamento dos indivíduos (árvores) existentes por meio de GPS.

Para termos uma idéia, o quanto é importante a arborização para a estabilização climática da cidade, o secretário de meio ambiente da Prefeitura, Marcelo Dutra, fez a seguinte declaração: “A variação de temperatura entre as avenidas Getúlio Vargas e Duque de Caxias, por exemplo, chega a seis graus centigrados pelo fato de que a Getúlio é arborizada”.

Os citadinos precisam fazer a sua parte – arborizar as suas residências – não deixar os vândalos danificarem as mudas plantadas pelo alcaide – enfim, contribuir de todos as formas para a arborização da nossa cidade e, consequentemente, amenizar o nosso clima.

2 comentários:

Barbara Sales disse...

Olá, somos uma equipe de Geografia da Ufam, e estamos fazendo um projeto de arborização em Manaus, estamos aqui para agradecer pelas ideias que conseguimos obter em seu blog!
VALEUUU!

Ivanilson Ribeiro disse...

Legal teu blog, faço ADM na UFAM e como muitos sou uma mistura de vários sangues: Indios, Brancos, e Negros e tenho muito orgulho de nosso terra.

Parabéns.