quarta-feira, 29 de julho de 2009

PROJETO CENTRO VIVO DE MANAUS

Posted by Picasa


A Prefeitura Municipal de Manaus, está levando adiante um projeto que começou em 2006, chama-se CENTRO VIVO, segundo sitio da PMM www.pmm.am.gov.br
o resumo do projeto é o seguinte:

OBJETIVO GERAL
Proporcionar melhorias das condições de conforto ambiental, estética e funcional no Centro da Cidade, através de execução de ações imediatas e de planejamento a médio e longo prazo.
RESULTADOS ESPERADOS
- Melhorias na Qualidade Ambiental;- Melhorias no Sistema Viário; - Recuperação de Espaços Públicos;- Sistematizar as Ações de Limpeza Urbana;- Promoção do Turismo;- Melhorias na Iluminação Pública;- Disciplinar os Espaços Públicos;- Promoção do Resgate do Patrimônio Cultural;- Melhorias na Acessibilidade;- Recuperação das Áreas de Jardins e Mobiliário Urbano.

AÇÕES INICIADAS
Segurança - Instalação de 15 câmeras de segurança de alta definição com zoom de 220x e mobilidade horizontal de 360 graus e vertical de 90 graus;- Aquisição de 10 motos para ronda diária da Guarda Metropolitana;- Instalação de novas luminárias nas ruas do centro – iniciando no dia 08/09 na Rua Marcílio Dias.- Recuperação de áreas degradadas utilizando os espaços através de atividades sociais, culturais e desportivas (Feira Internacional de Gastronomia);- Divulgação do Disque-denúncia – 153;- Criação do Conselho Comunitário de Segurança do Centro.
Redução dos Engarrafamentos - Ordenamento do tráfego de veículos e pedestres na área.- Organização do trânsito na Manaus Moderna;- Redução das calçadas para alargamento das faixas utilizadas para descarga na Manaus Moderna;- Fiscalização do INTRANS;- Sinalização Horizontal e Vertical.- Recuperação Asfáltica das Vias.- Combate ao estacionamento irregular.
Limpeza - Lavagem periódica das calçadas, ruas e praças;- Inclusão de turnos de varrição e limpeza durante o dia;- Mutirão de Limpeza e Pintura de meio-fio;- Recuperação de Sarjetas e meios-fios;- Instalação de novas lixeiras.
Pintura das ruas, calçadas e praças. A rua Marcílio Dias está concluída e a próxima será a rua Marechal Deodoro e a praça Tenreiro Aranha;
Construção do Centro Popular de Compras – Shopping São Vicente
Estacionamentos - Recuperação e reativação do Edifício Garagem previsto para iniciar no dia 10/09;- Instalação de um estacionamento na Manaus Moderna – Monte Cristo.- Criação de vagas nas ruas após a retirada dos calçadões;
Calçadas - Desobstrução de calçadas;- Recuperação de calçadas e meios-fios;- Projeto calçadas para todos;
Praças - Recuperação de todas as praças localizadas no centro da cidade;- Revitalização da Praça dos Remédios;- Recuperação do piso da praça Tenreiro Aranha, e instalação de nova iluminação;- Revitalização da praça IX de Novembro;- Revitalização da praça Dom Pedro II.
Iluminação - Instalação de novas luminárias nas ruas de abrangência do projeto;- Iluminação artística da Av. Getúlio Vargas;

PROJETOS FUTUROS
- Rua Guilherme Moreira- Rua Doutor Moreira- Banheiros Públicos e Outras Atividades
- Trapiche
Segundo relatório da SEMULSP, realizado no ano de 2007, um dos principais problemas enfrentado pelos banheiros públicos existentes é o vandalismo. Para evitar este problema, sugerimos que o banheiro público seja anexado a outras atividades que concentrem pessoas, para que estas se tornem os próprios fiscalizadores do equipamento. Desta forma, o locatário do equipamento público anexado (banca de revista, lanchonete, etc.) ficaria também responsável pela manutenção dos banheiros.
Sinalização de Vias
- Mobiliário Urbano (banca de revista)- Mobiliário Urbano (banca multi-uso)
Ordenamento do Centro
“Centro 2015” - Projeto a longo prazo de zoneamento da área da Manaus Moderna, objetivando melhorar a qualidade de vida da população, proporcionando maior fluidez no trânsito de veículos com novas alternativas de vias e ordenamento da área por atividades de uso do solo (áreas residenciais, comerciais, de serviços e lazer).
Zoneamento do Centro
“A mudança só se dá na continuidade”(Miguel de Unamuno - Escritor e filósofo espanhol).
No papel está uma beleza, vou dar uma de São Thomé - somente vendo para crer!

Nenhum comentário: