quinta-feira, 16 de abril de 2009

MUNICÍPIO DE MAUÉS - A CIDADE DO GUARANÁ.



Maués é considerada como uma das cidades mais belas do Amazonas, conhecida como a cidade do guraná, em decorrencia da sua mais notória produção ser a do guaraná; os índios munducurus e maués já o cultivavam em epócas remotas. Em tupi, significa “Papagaio Curioso e Inteligente”. Os saterê-maué são exemplos vivo da sobrevivência indígena, ainda hoje conservam a sua própria língua.

Município do Amazonas, com uma população de 48.808 (IBGE/2008), distância de 356 Km de Manaus. Foi fundada, em 1798, por Luiz Pereira da Cruz e José Rodrigues Preto, inicialmente, foi denominada Luséia.

As suas praias são famosas pelas areias brancas, águas límpidas, tranquilidade e paisagem exuberante – Praia da Antártica, Praia da Vera Cruz, Praia da Ponta da Maresia, Praia do Colombo e Praia Ramalho JR. Na frente da cidade ocorre o fenômeno do encontro das águas esbranquiçadas do Rio Paraná do Urariá com as águas quase negras do Rio Maués- Açú.

Tive a oportunidade de conhecer a Festa do Guaraná, o evento ocorre de 27 à 29 de novembro. Fui de barco regional, saí numa sextas-feira à noite e cheguei as 11 horas do sábado; a viagem foi uma maravilha.

Assisti uma encenação de uma peça da Lenda do Guaraná – um jovem casal apaixonado, filhos de tribos rivais, os amantes decidem fugir para muito longe, pois sabem que seu amor será impossível em suas tribos. Durante o trajeto, o casal pára à beira de um lago para se proteger de uma tempestade. Um raio, porém, atinge os jovens, que morrem entrelaçados. Dos olhos da índia nasce uma planta, em formato de arbusto, que, ao amadurecer, traz um fruto que imita o formato do olho humano.