segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

O TUCUMÃ NOSSO DE CADA DIA.



O tucumã faz parte do cardápio dos amazonenses. Pode-se fazer sorvetes, recheios de sanduiches, sucos, cremes, bolos, vinhos, etc. Nos famosos cafés regionais (situados nas estradas de Manaus), encontramos o “X-Caboquinho”, composto de pão francês ou tapioca, queijo coalho derretido e tucumã, é uma delícia!

O fruto é encontrado nas feiras, mercados e até nas padarias. Quem não conheçe o produto é levado no papo e na espeteza do vendedor - corta um para a “prova”, geralmente carnuda e gostosa; o cliente leva uma dúzia, quando chega em casa, sente na boca que levou gato por lebre; somente uns cinco são iguais ao que provou, o restante é amargo. Dizem os experts que os melhores são os rajados e que os piores é o do tipo “babão”; procuro seguir o conselho, mas sempre sou enrolado pelo vendedor!

Para os pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuaria – Embrapa - na região norte é utilizada de várias formas pela população rural e urbana de baixa renda, mas suas potencialidades econômicas estão centradas nas folhas, com a extração de fibras de alta resistência, e nos frutos, ricos em vitamina A, ácidos graxos saturados e glicerídeos trissaturados, podendo substituir o dendê e o babaçu na indústria de óleos. Há registros afirmando que bastaria apenas um fruto dessa palmeira para suprir a dose diária de vitamina A necessária a uma pessoa.

Os internautas editaram o seguinte na enciclopédia Wikipédia:

Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Liliopsida
Ordem: Arecales
Família: Arecaceae
Género: Astrocaryum
Espécie:Astrocaryum aculeatum

Tucumã (Astrocaryum aculeatum) é uma
palmeira que chega a medir até 20 m, geralmente solitária, de estipe com faixas de espinhos negros, folhas ascendentes, inflorescência ereta e frutos amarelos com tons avermelhados. É uma palmeira nativa da Colômbia e de Trinidad ao Brasil, especialmente dos estados do Acre, Amazonas, Pará e Rondônia, sendo explorada ou cultivada por seu palmito e frutos comestíveis, pela sua madeira, usada para fazer brincos, pelo óleo das sementes, utilizada em cozinha, e também pelas folhas, das quais se extrai fibra de tucum, usualmente em redes e cordas que resistem à água salgada. Também conhecida pelos seguintes nomes: acaiúra, acuiuru, coqueiro-tucumã, tucum, tucumã-açu, tucumã-arara, tucum-açu, tucumaí-da-terra-firme, tucumãí-uaçu, tucumã-piririca, tucumã-purupuru e tucum-do-mato.

Um caboclo empresário amazonense chamado Mauro Kariya, da Coliseu Pizzaria, inventou a “Pizza Caboquinha”:
Ingredientes:
Massa:
300g queijo coalho
200g de tucumã descascado
Orégano a gosto
Azeitona preta para enfeite
Molho de tomate:
250g de tomate
Orégano e sal a gosto
Massa
250g de trigo
50ml de leite
25ml de água
05g fermento biológico
1/3 de xícara de chá de óleo
Sal a gosto
Quantidade para uma pizza média.
Modo de Preparo:
Massa: Ao trigo ainda seco, adicione o sal e o fermento. Depois acrescente o óleo e o leite. Aos poucos, acrescente a água até dar o ponto, ou seja, a massa tem que ficar macia e não grudar na mão. Separe a massa de modo que fique justa a uma forma. Com o rolo abra bem a massa e coloque na forma. Uma dica é rechear a borda com queijo catupiry. Ai é só montar a pizza.
Molho de tomate: Bata todos ingredientes do liquidificador e reserve.
Montagem:
Primeiramente,espalhe uma pequena porção do molho de tomate na massa aberta e cubra com queijo coalho. Adicione uma camada de tucumã descascado e picado, depois mais uma camada de queijo coalho. Salpique orégano e leve ao forno.Você pode enfeitar a pizza com azeitona preta, se preferir.

E aí, o que estamos esperando! No próximo fim de semana "weekend", vamos tomar um café regional com a família, com bastante TUCUMÃ! É isso ai cabocada!

Fotos: