segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

A PRAÇA DE SÃO SEBASTIÃO É DO POVO!







O Frei Fulgêncio Monacelli, pároco da Igreja de São Sebastião, fez duras criticas a Secretaria de Cultura do Estado do Amazonas, em decorrência de não ter autorizado a realização do arraial no Largo.

Segundo o frei, as festividades em homenagens ao santo guerreiro, possuem uma tradição secular, sempre foram realizadas na Praça de São Sebastião. Com a revitalização do Largo, o governo do Estado autoriza somente a festa de carnaval da Bica, ficando de fora os festejos religiosos, com a estúpida alegação de que o piso do Largo não suportará as barracas de vendas de guloseimas.

A Praça é do Povo! Não é e jamais será do governo! As manifestações do povo, tanto as religiosas como as carnavalescas, podem e devem utilizar as praças, pertencem ao povo e não ao bel-prazer do governo.

A programação anual de eventos da SEC inclui inúmeros festivais, com a montagem de enormes palcos e toneladas de equipamentos. O arraial de São Sebastião está fora! Segundo os “técnicos” da secretaria, não pode ser realizado na praça, pois o “peso” das barracas poderá afundar o piso do Largo! Que absurdo! Com a palavra o Dr. Robério Braga; não é por menos que o povo apelidou o Largo de “Roberlândia”.

Sou totalmente favorável à revitalização do centro antigo de Manaus; os espaços públicos devem voltar a ser freqüentados pelos amazonenses, não tem lógica o governo investir recursos públicos no Largo de São Sebastião, depois proibir o acesso do povo nos festejos religiosos, o frei Fulgêncio está com toda razão em fazer as suas criticas ao governo. Estou com o religioso, irei participar das quermesses até o dia 21 do corrente, bem como, pretendo participar do carnaval da Bica, na Praça de São Sebastião. A praça é nossa e não dos “técnicos” da SEC!