quarta-feira, 26 de novembro de 2008

SAMUEL BENCHIMOL




:: BIOGRAFIA ::
Nasceu em Manaus, no dia 13 de julho de 1923, filho de Isaac Israel Benchimol, de Aveiros-Pará, e Nina Siqueira Benchimol, natural de Tefé-Amazonas. Em Manaus, Samuel fez o Curso Secundário no Ginásio Amazonense Pedro II e depois o Pré-Jurídico no Colégio Dom Bosco.
Em 1942 fez vestibular e ingressou na Faculdade de Direito do Amazonas, onde se formou Bacharel. Em 1946 fez concurso e obteve Bolsa de Estudos para os Estados Unidos. Como aluno da Miami University, 1946-1947, obteve o seu Mestrado em Socio-logia e Economia.
De volta ao Brasil, fez concurso e obteve o grau de Doutor e a cátedra de Economia Política da Faculdade de Direito, onde lecionou até 1998. Conciliou a atividade acadêmica com a vida em-presarial, sendo um dos fundadores, em 1942, do grupo empresarial Bemol/Fogás.
Intelectual com sólida formação acadêmica, Samuel Benchimol é um dos mais destacados estu-diosos da Amazônia, com cerca de 110 trabalhos publicados sobre o tema.
Membro da Academia Amazonense de Letras e ocupou a cadeira nº 11.
Faleceu em 05 de julho de 2002.
"O espaço Amazônico precisa ser protegido e conservado, porém deve ser usufruído e aproveita-do com moderação e racionalidade, a fim de que o fazer - amazônia pela pressa e improvisação não resulte na destruição, pela violência ecológica, das opções e alternativas que devem ser preservadas para as gerações futuras."
Samuel Benchimol
- VULTOS AMAZONICOS (POVOS DA AMAZÔNIA)