sexta-feira, 7 de novembro de 2008

5o. AMAZONAS FILM FESTIVAL


O filme Verônica, de Maurício Farias, marca na sexta-feira, 07 de novembro, às 20 horas, no Teatro Amazonas, o início da Mostra Competitiva Internacional do 5º Amazonas Film Festival – Aventura, Natureza e Meio Ambiente, que vai ser realizado até o dia 13 com a exibição de mais de 200 filmes em 210 sessões, distribuídas por 48 espaços na capital e interior.
A abertura oficial do evento está prevista para as 19 horas e 30 minutos, com a presença do governador Eduardo Braga e convidados especiais como Gustavo Dahl, Carla Camurati, Claude Lelouch e outros.
Os melhores
Um total de 53 títulos, rigorosamente selecionados, compõe as cinco mostras competitivas que fazem com que o Amazonas Film Festival garanta o seu lugar de destaque entre os principais eventos na área cinematográfica realizados no País.
Promovido em parceria com grupo francês de comunicação e produção audiovisual Le Public Système - Cinema, o Festival conta este ano com a presença de celebridades do cinema internacional, como o Diretor e Roteirista francês Claude Lelouch, Convidado de Honra Internacional (Crimes de Autor – 2007, Um Homem e Uma Mulher – 1966), e o Diretor, Roteirista e Produtor inglês Alan Parker, Presidente do Júri Internacional de Filmes de Ficção em competição (A Vida de David Gale – 2003, O Expresso da Meia Noite – 1978).
Dentre os destaques nacionais, o Cineasta Gustavo Dahl, Presidente de Honra desta edição (Tensão no Rio – 1983, Uirá, Um Índio em Busca de Deus – 1974); a Atriz, Diretora, Produtora, Roteirista Carla Camurati, a Convidada de Honra Nacional (Irma Vap – O Retorno 2006, Carlota Joaquina – A Princesa do Brasil – 1995); o diretor e produtor Mauro Lima (Meu Nome Não é Johnny – 2008, Tainá 2 – 2005); a atriz e diretora Ana Maria Magalhães (A Idade da Terra – 1981, Como Era Gostoso o Meu Francês – 1972); e ainda: Mateus Nachtergaele, Gracindo Jr., Humberto Martins, Tarcísio Filho, Flávia Alessandra, Otaviano Costa, Rodrigo Veronese, Jacqueline Dalabona, Carolina Ferraz, Rafaela Mandelli, Maria Flor, Chico Diaz, Arieta Corrêa, Virginia Cavendish, Luiza Arraes, Daniele Suzuki e Nico Puig.
Novidades
Neste ano, uma das novidades é a inclusão de uma nova categoria nas Mostras Competitivas, que ao invés de quatro passam a ser cinco: Internacional de Filmes de Ficção; Internacional de Filmes Documentários; Curtas-Metragens 35mm – Brasil; Curtas-Metragens Digitais – Brasil; Curtas-Metragens Digitais – Amazonas.
O número de inscrições para a competição de curtas reflete o reconhecimento do Amazonas Film Festival por parte dos profissionais da sétima arte no Brasil. Foram 107 inscrições, (41 a mais do que no ano passado) que vieram de 13 estados brasileiros: Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Entre 26 inscritos para a competição de curtas produzidos no Amazonas, 11 foram os filmes selecionados.
Programação paralela
Uma ampla e diversificada grade de exibição de filmes fora de competição faz parte da programação, e oferece entretenimento de qualidade para o público de todas as faixas etárias.
Ao todo, mais de 140 filmes, entre nacionais e estrangeiros, estão programadas em 11 mostras, que acontecerão em Manaus (Teatro Amazonas, Centro Cultural Largo São Sebastião, Centro Cultural Palácio da Justiça, Cine Teatro Guarany, Centro Cultural dos Povos da Amazônia, Teatro Gebes Medeiros, Casa Ivete Ibiapina, Teatro Luiz Cabral, além de centros de convivência, hospitais, presídios, asilos, abrigos e terminais de ônibus localizados em diversos pontos da cidade).
O Cinema Africano produzido no Senegal, Congo, Guiné Bissau, Namíbia, Mauritânia, Moçambique, Zimbábue terá destaque em Mostra Especial que vai ser realizada no Teatro Gebes Medeiros.
Homenagem
Também passa a fazer parte da programação, a Homenagem da quinta edição do Amazonas Film Festival, ao Cinema realizado no Amazonas, por cineastas amazonenses de expressão: Aurélio Michiles, Roberto Kahane, Márcio Souza e Normandy Litaiff, entre outros.
Festival chega ao interior
Outra novidade é que pela primeira vez a programação será estendida ao interior do Estado, começando pelo município de Manacapuru, situado a 90 quilômetros de Manaus.
De acordo com o secretário estadual de Cultura, Robério Braga, este é um passo importante para dar maior dimensão ao Festival, possibilitando oportunidade de entretenimento de qualidade à população do interior, além de estimular talentos e abrir novas perspectivas para os jovens amazonenses.
Os espaços escolhidos para a exibição de filmes em Manacapuru foram: Parque do Ingá, galpões da Ciranda Guerreiros Mura, Ciranda Flor Matizada, Ciranda Tradicional, além da Comunidade Rural.
Programação Acadêmica
Mais do que oferecer entretenimento gratuito à população local, o Amazonas Film Festival tem como objetivo promover o Estado como potencial pólo de produção cinematográfica e de locação para a realização de filmes, bem como possibilitar, por meio de oficinas, palestras, convivências de cinema, debates, um intercâmbio entre artistas, produtores e cineastas amazonenses e de outros estados e países.
Com a finalidade de promover a capacitação e a troca de experiências entre profissionais do audiovisual, a programação acadêmica do 5º AFF conta com a realização de palestras, encontros setoriais de entidades representantes do Cinema Brasileiro, debates sobre a produção de curtas-metragens no Brasil e no Amazonas, Convivências de Cinema com participação de atores e diretores convidados, e cinco oficinas, com os temas: Cineclubismo, Criação de Figurino, Direção de Fotografia, Produção em Cinema e Trilha Sonora para Cinema.
Toda a programação é gratuita, entretanto é preciso se inscrever para participar das oficinas e palestras, uma vez que as vagas são limitadas. As inscrições devem ser feitas através do site
www.amazonasfilmfestival.com.br, a partir do dia 27 de outubro.
Concurso Amazonas de Roteiro
Promovido pelo Governo do Amazonas, através da Secretaria de Cultura, com o patrocínio do Banco Daycoval e o apoio da Link Digital e Fuji Filmes, o III Concurso Amazonas de Roteiro Inédito para a Produção de Curta-Metragem 35mm tem como objetivo valorizar e estimular a criação e a produção de obras de cinema. Nesta terceira edição o concurso recebeu 12 roteiros inéditos, incluindo os gêneros ficção, experimental e documentário.
Ações Ecológicas
Este ano, o Festival reforça a sua preocupação em imprimir uma marca que o diferencia das demais manifestações do gênero em todo o mundo. O tratamento dispensado a ações voltadas para a preservação ambiental e proteção aos recursos naturais, harmoniza-se com a política adotada pelo Governo Eduardo Braga.
Nesse sentido, práticas ecológicas integram a programação oficial do 5º AFF: um painel ecológico (colóquio) reunirá ambientalistas, representantes de órgãos governamentais, não governamentais, celebridades do mundo do Cinema e intelectuais convidados ligados à área ambiental, com o objetivo de discutir temas relacionados ao desenvolvimento da Amazônia de forma sustentável, sem prejuízo ao meio ambiente.
Também vão ser realizadas atividades em parceria com os Órgãos de Pesquisa ligados ao meio ambiente. Com o Instituto de Pesquisas da Amazônia (Inpa) - Cerimônia de apadrinhamento do Gavião-Real que se encontra em tratamento no Bosque da Ciência para ser devolvido ao seu habitat natural, em Barreirinha.
Com a Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuária (Embrapa) celebra-se nesta edição início de uma ação permanente, para a recuperação de áreas degradadas pelo desmatamento, através da implantação de viveiros apara a produção de mudas e sementes, iniciando-se pelo assentamento Tarumã-Mirim, na zona rural de Manaus.
Outras informações sobre o 5º Amazonas Film Festival - Aventura, Natureza e Meio Ambiente no site
www.amazonasfilmfestival.com.br