sexta-feira, 15 de agosto de 2008

RUAS DE MANAUS



Rua Barão de São Domingos

Domingos Monteiro Peixoto, o Barão de São Domingos, foi Presidente da Província do Amazonas, nomeado em 31 de maio de 1872.

Avenida Carvalho Leal

Alexandre Carvalho Leal, nasceu em Manaus, em 13 de janeiro de 1890, filho de Domingos Theóphilo de Carvalho Leal, grande político, tendo sido Governador do Amazonas, no período de 21 de novembro de 1889.

Rua Comendador Clementino

Clementino José Pereira Guimarães, O BARÃO DE MANAUS, nas em Belém, a 14 de novembro de 1838, filho do Capitão Marcelo Pereira Guimarães. Foi agraciado com titulo de Oficial da Ordem da Rosa. Político de grande projeção em Manaus.

Rua Costa Azevedo

José da Costa Azevedo, nasceu no Rio de Janeiro, em 20 de novembro de 1825. Almirante de Ladário, participou da comissão que traçou os limites entre Brasil e o Peru.

Rua Dr. Moreira

Antônio José Moreira, nasceu na Bahia, formou-se na Escola de Medicina de Salvador. Entrou nas Forças Armadas e destacado para servir em Manaus. Foi o primeiro grande articulador político do Amazonas, juntamente com seus irmãos, Guilherme Moreira e Emílio Moreira.

Rua Ferreira Pena

Henrique Ferreira Pena, nasceu em Manaus, em 20 de janeiro de 1854, filho de Herculano Ferreira Pena, foi Senador do Império e 2ª. Vice-Presidente da Província do Amazonas.

Rua Frei José dos Inocentes

Frei José dos Santos Inocentes, da Ordem dos Carmelitas, foi juntamente com o Comandante do Destacamento de São Joaquim, representante das autoridades brasileiras, perante as autoridades inglesas na Guiana, quando tivemos problemas de fronteiras.
Fonte: A História do Amazonas nas Ruas de Manaus, Luiz Carlos de Carvalho