sexta-feira, 23 de maio de 2008

SENADOR JEFFERSON PÉRES (1932-2008)

O primeiro contato que tive com o professor Jefferson Peres, foi na faculdade de
estudos sociais(UA/FES/Administração). Ele lecionava Economia Brasileira; sempre foi um homem sério, direciona suas aulas somente para os assuntos pertinentes a matéria; não escrevia nada no quadro negro, somente falava e falava muito, a turma não entendia dez por cento do assunto; era uma forma de incentivar a leituras adicionais – livros, revistas, jornais, etc. - As provas eram todas subjetivas; ficava lendo o Jornal do Brasil, deixava a turma liberada para consultas, geralmente as notas eram muito baixas, a grande maioria não passava! O homem era muito exigente!
Fui também reprovado, fiz muitas críticas ao professor; mas depois comecei a admirá-lo. Quando entrou em campanha para a vereança, comentei com os amigos, perderemos um professor, porém ganharemos um grande tribuno! Não deu outra! Fui seu fiel eleitor.
A sua passagem na vida pública foi repleta de bons exemplos. “O Brasil perde um de seus principais líderes. O senador Jefferson Péres era uma referência ética para todos os que querem fazer política como ele sempre fez, com firmeza, mas, ao mesmo tempo, com serenidade, com segurança e com uma vigorosa observância aos princípios éticos", disse o deputado Vieira da Cunha, ao falar da morte de Péres, líder do PDT no Senado.
Cumpriu muito bem a sua passagem pela terra, com certeza ficará na história política brasileira; será sempre lembrado como um homem probo, ético, enfim, um grande brasileiro!
José Martins Soares
"O teu vôo luminoso
Rasgando nuvens de pedras
E afastando ventos ásperos
Do céu sombrio da pátria
Era como o de bravos pássaros
Desta floresta querida,
Ameaçados de extinção.

Teu coração não parou:
Segue cantando sereno
E poderoso no peito
Fatigado do teu povo.

Deixas a força estrelada
Da esperança: a redenção
Da ética desvanecida
E o triunfo das virtudes
Dos verdes da nossa infância."
Thiago de Mello
Rio Andirá, 23 de maio de 2008.