quarta-feira, 21 de maio de 2008

PARQUE MUNICIPAL DO MINDÚ






Domingo passado resolví fazer uma caminhada pelo Parque do Mindu, localizado no bairro do Parque 10 de Novembro. Conheço bem o local, mas sempre erro as trilhas. Consegui algumas fotos do local; infelizmente não encontrei nenhum bando de Sauim, talvez estivessem cansados das filmagens realizados pelo gringos do Discovery, que estão em Manaus fazendo um trabalho sobre estes primatas.
O Igarapé do Mindú está poluido, ficará pior ainda, com a construção da Estrada das Torres, obra do governo do Estado do Amazonas, que ganha prêmios lá fora e aqui dentro demonstra pouco caso com a natureza.
Abaixo, transcrevo o trabalho da wikipedia sobre o Parque do Mindu:
O Parque Municipal do Mindu, com 33 hectares de
biodiversidade no coração de Manaus e a 15 minutos do centro da cidade, é uma das quatro Unidades de Conservação, vitrine das espécies de flora, fauna e outros elementos do ecossistema amazônico.
O Parque do Mindu foi criado a partir de um movimento popular em
1989, dos moradores do Conjunto Castelo Branco e adjacências, no bairro Parque Dez de Novembro, como forma de proteger o habitat do Sauim-de-Manaus, primata que hoje é o mascote da cidade. Dentre os atrativos do Mindu, estão a biblioteca - com acervo de 2.000 livros - e as trilhas.
O objetivo do Parque é promover e desenvolver atividades ambientais e culturais com a finalidade de propiciar momentos de integração comunitária, permitindo despertar os moradores do entorno e os visitantes para questões sócio-ambientais e culturais no que diz respeito à valorização do mesmo.
No terceiro domingo de cada mês é realizado o Projeto "Domingo no Mindu", com a finalidade de levar entretenimento cultural e educação ambiental à comunidade em geral.
Obtido em "
http://pt.wikipedia.org/wiki/Parque_do_Mindu"